Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 22 de Março de 2017

Consórcio apresenta contribuição para padronizar abrigamento no ABC

Protocolo elaborado pelo Conselho Gestor do Programa Casa Abrigo Regional orienta serviços de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica

Consórcio apresenta contribuição para padronizar abrigamento no ABC

Serviço de caráter sigiloso e temporário, o Programa Casa Abrigo Regional, mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, oferece moradia protegida e atendimento integral a mulheres em risco iminente de morte em razão da violência doméstica. Com o objetivo de contribuir para a padronização do processo de abrigamento nas sete cidades, o Conselho Gestor da iniciativa apresentou um protocolo que orienta os serviços de atendimento a essas mulheres e seu encaminhamento às unidades do programa.

A presidente do Conselho Gestor da Casa Abrigo, Margarete Paulino Ohmori, afirmou que atendimento às mulheres em situação de violência depende do bom funcionamento dos encaminhamentos para a rede de serviços locais. “A apresentação deste protocolo foi pensada para orientar os profissionais da área e, com isso, melhorar o atendimento a essas mulheres”.

Integrante do Conselho Gestor, Zuleica Silva disse que o documento contribui para resguardar as mulheres em situação de violência doméstica ou familiar da região. Além disso, destacou a importância do sigilo durante o abrigamento, garantindo a proteção da mulher e de seus filhos.

“O protocolo poderá ainda ser adaptado e continuará em discussão, com objetivo de ser aperfeiçoado a cada dia e proporcionar um atendimento cada vez melhor”, afirmou Zuleica.

O secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, ressaltou que o trabalho realizado pelo programa é uma referência no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica na região. “Estamos trabalhando para que o programa seja cada vez mais eficiente, com resultados ainda mais positivos. Esperamos que no futuro precisemos oferecer cada vez menos vagas de abrigamento, refletindo o fim da violência contra a mulher”.

Iniciativa do Grupo de Trabalho Gênero do Consórcio, o Casa Abrigo é mantido pela entidade regional para atender mulheres das sete cidades em situação de violência doméstica ou familiar, juntamente com seus filhos menores de 18 anos. Desde sua criação, em 2003, o programa já recebeu cerca de 700 mulheres e 1.200 crianças e adolescentes. Em 2015, recebeu a Medalha Ruth Cardoso em reconhecimento à luta pelos direitos da mulher. Antes disso, em 2011, foi um dos cinco programas vencedores do “III Prêmio Chopin Tavares de Lima”, na categoria de ‘’Novas Práticas Municipais’’.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14