Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 26 de Maio de 2022

Municípios apresentam no Consórcio ABC ações para superar desafios emocionais da volta às aulas

Evento foi organizado pelo GT Educação da entidade regional

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu, nesta quinta-feira (26/5), um seminário regional sobre os desafios emocionais no pós-pandemia nas redes municipais de Ensino da região. O evento, organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Educação da entidade regional, contou com a apresentação das iniciativas realizadas pelas prefeituras para superar essa questão.

Durante o seminário, representantes das secretarias municipais de Educação das sete cidades apresentaram as principais ações implementadas para minimizar os impactos da pandemia na volta às aulas.

Conforme a realidade e infraestrutura de cada município, as equipes de Educação estabeleceram parcerias com outras secretarias, contando com a ajuda de profissionais da Saúde, incluindo psicólogos, além de assistentes sociais.

As principais estratégias incluem a busca ativa para poder trazer de volta as crianças e adolescentes para a escola e ações multidisciplinares, envolvendo arte, cultura e esporte.

Além do apoio aos alunos que apresentaram indicação de problemas psicológicos, em muitos casos devido a situações socioeconômicas agravadas pela pandemia, foram desenvolvidas ações de acolhimento voltadas para os pais e para profissionais da Educação, incluindo professores, diretores, coordenadores e supervisores de Ensino.

A partir das apresentações, os municípios puderam compartilhar as próprias experiências e conhecer outros trabalhos desenvolvidos na região. O diálogo reforça o papel do Consórcio ABC para fomentar iniciativas e buscar respostas para desafios comuns das cidades da região, conforme ressaltou a coordenadora do GT Educação e titular da pasta em Diadema, Ana Lúcia Sanches.

“O seminário é uma das ações previstas pelo GT Educação dentro do planejamento estratégico regional do Consórcio para a área”, afirmou a coordenadora.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 08:50:06