Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 27 de Maio de 2022

Consórcio ABC fecha parceria para oferecer qualificação para exportação

Inscrições para programa gratuito estão disponíveis para empresas das sete cidades

Consórcio ABC fecha parceria para oferecer qualificação para exportação

Estão abertas para as empresas das sete cidades do Grande ABC as inscrições para o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex). O programa gratuito está sendo disponibilizado por meio de parceria entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). A instituição de ensino executa o programa na região metropolitana de São Paulo e assinou com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) um convênio para pôr em prática a metodologia de capacitação para empresas de todos os portes.

As empresas que passam pela qualificação do Peiex podem participar de ações de promoção comercial internacional organizadas pela Apex-Brasil e por seus parceiros por meio dos projetos setoriais (https://portal.apexbrasil.com.br/participe-dos-nossos-projetos-com-as-entidades-setoriais) que são tocados por diversas entidades em alguns setores econômicos. A governança do programa é garantida por um comitê consultivo formado por instituições de apoio que têm, entre outros, o papel de auxiliar as empresas a implementar melhorias em sua gestão, visando à exportação.

O objetivo do Peiex é iniciar, ampliar e diversificar as exportações de empresas dos setores de serviços e produtos que tenham potencial para isso. Não há custos para participar da iniciativa. A empresa arca apenas com despesas envolvidas na implementação de requisitos necessários à entrada em mercados externos.

O programa marcou presença no evento "Futuro da Indústria do ABC", organizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC na semana passada. O atendimento do Peiex é realizado de acordo com a metodologia expressa pela Apex-Brasil, levando em consideração o perfil e nível de maturidade de cada empresa com atendimentos individuais conduzidos por técnicos em comércio exterior.

As inscrições podem ser realizadas por meio do e-mail fecap.peiex@fecap.br. Para mais informações, estão disponíveis os telefones (11) 3272-4234 e o (61) 3426-0202. Mais informações podem ser obtidas através do link: https://portal.apexbrasil.com.br/qualifique-sua-empresa-peiex.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC, Fernando Cunha, ressaltou que a entidade regional está cumprindo com seu papel de viabilizar para a região programas que apoiam as empresas, com o objetivo de torná-las mais competitivas, ampliando investimentos e gerando mais oportunidades de emprego e renda.

“Com as perspectivas atuais de câmbio e a escassez de certos produtos no mercado internacional, a exportação passa a ser uma alternativa interessante para as empresas da região buscarem novos mercados e diversificarem suas carteiras de clientes”, afirmou.

A coordenadora do Peiex para a região metropolitana de São Paulo, Miriam Vale, destacou o potencial do Grande ABC e a motivação em atender as empresas da região nos mercados interno e internacional.

“Não vemos a hora de começar a contar as histórias dessas empresas lá fora para que possamos contagiar de uma forma muito benéfica todo o empresariado daqui e fazê-los entender que o futuro pertence a quem se atreve e enxerga o mundo como seu lugar de negócios", disse.

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40