Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022

Diadema firma compromisso por ações integradas à Agenda 2030 da ONU

Além da Prefeitura e da Câmara Municipal, a Universidade Federal do ABC também assinou a Carta de Princípios e Compromissos nesta quinta-feira (29/9)

Diadema firma compromisso por ações integradas à Agenda 2030 da ONU

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Diadema assinaram, nesta quinta-feira (29/9), a Carta de Princípios e Compromissos pela Agenda 2030. Lançado no final do mês agosto por meio do Programa Agenda 2030 – Desafios e Caminhos pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o documento é voltado à construção de políticas públicas e ações integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Estiveram presentes no evento diversas autoridades, bem como a prefeita em exercício de Diadema, Patty Ferreira, o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, o presidente da Câmara de Diadema, Josa Queiroz, o diretor de Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC, Joel Fonseca, e o presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo da Silva, além de secretários municipais e representantes de entidades e instituições da região.

Entre diversos objetivos, a carta busca a mobilização, articulação e o fomento de políticas públicas voltadas ao tema, o estabelecimento de estratégias e de uma agenda regional do Grande ABC e a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais.

A prefeita em exercício de Diadema, Patty Ferreira, frisou a importância da união da região para o encaminhamento das ações. “Contar com vocês é muito importante para caminharmos com esse projeto. A compreensão, cooperação e a divulgação da Carta vão cada vez mais aumentar as ações que todos realizam ou podem realizar, por isso o nosso compromisso”, afirmou.

O diretor de Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC, Joel Fonseca, reafirmou o compromisso dos prefeitos da região com o programa. “Uma discussão que tem como meta erradicar a pobreza, educação e saúde de qualidade, não tem como o Consórcio não estar envolvido. Acredito que é criando essa cultura de união, junto à Agência e aos sete prefeitos, que vamos cuidar do nosso Grande ABC”, disse.

Para o presidente da Agência, Aroaldo da Silva, o diálogo sobre a Agenda 2030 vai além do tema da sustentabilidade. “Além da questão ambiental, precisamos pensar como será o futuro. Na verdade, o objetivo é melhorar a situação de vida de todos, sem exceção, por isso estamos criando essa sinergia entre as ações do público, do privado e maximizando os resultados na nossa região”, comentou.

O reitor da (Universidade Federal do ABC (UFABC), Dácio Matheus, também firmou o compromisso pelos objetivos.

Lançada no final do mês agosto através do Programa Agenda 2030 – Desafios e Caminhos, o documento já foi assinado por representantes dos municípios da região, da Agência de Desenvolvimento, do Consórcio ABC, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como diferentes sindicatos, associações e empresas.
(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 28/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40