Consórcio ABC fecha parceria para oferecer qualificação para exportação

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 27 de Maio de 2022


Consórcio ABC fecha parceria para oferecer qualificação para exportação

Estão abertas para as empresas das sete cidades do Grande ABC as inscrições para o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex). O programa gratuito está sendo disponibilizado por meio de parceria entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). A instituição de ensino executa o programa na região metropolitana de São Paulo e assinou com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) um convênio para pôr em prática a metodologia de capacitação para empresas de todos os portes.

As empresas que passam pela qualificação do Peiex podem participar de ações de promoção comercial internacional organizadas pela Apex-Brasil e por seus parceiros por meio dos projetos setoriais (https://portal.apexbrasil.com.br/participe-dos-nossos-projetos-com-as-entidades-setoriais) que são tocados por diversas entidades em alguns setores econômicos. A governança do programa é garantida por um comitê consultivo formado por instituições de apoio que têm, entre outros, o papel de auxiliar as empresas a implementar melhorias em sua gestão, visando à exportação.

O objetivo do Peiex é iniciar, ampliar e diversificar as exportações de empresas dos setores de serviços e produtos que tenham potencial para isso. Não há custos para participar da iniciativa. A empresa arca apenas com despesas envolvidas na implementação de requisitos necessários à entrada em mercados externos.

O programa marcou presença no evento "Futuro da Indústria do ABC", organizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC na semana passada. O atendimento do Peiex é realizado de acordo com a metodologia expressa pela Apex-Brasil, levando em consideração o perfil e nível de maturidade de cada empresa com atendimentos individuais conduzidos por técnicos em comércio exterior.

As inscrições podem ser realizadas por meio do e-mail fecap.peiex@fecap.br. Para mais informações, estão disponíveis os telefones (11) 3272-4234 e o (61) 3426-0202. Mais informações podem ser obtidas através do link: https://portal.apexbrasil.com.br/qualifique-sua-empresa-peiex.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC, Fernando Cunha, ressaltou que a entidade regional está cumprindo com seu papel de viabilizar para a região programas que apoiam as empresas, com o objetivo de torná-las mais competitivas, ampliando investimentos e gerando mais oportunidades de emprego e renda.

“Com as perspectivas atuais de câmbio e a escassez de certos produtos no mercado internacional, a exportação passa a ser uma alternativa interessante para as empresas da região buscarem novos mercados e diversificarem suas carteiras de clientes”, afirmou.

A coordenadora do Peiex para a região metropolitana de São Paulo, Miriam Vale, destacou o potencial do Grande ABC e a motivação em atender as empresas da região nos mercados interno e internacional. 

“Não vemos a hora de começar a contar as histórias dessas empresas lá fora para que possamos contagiar de uma forma muito benéfica todo o empresariado daqui e fazê-los entender que o futuro pertence a quem se atreve e enxerga o mundo como seu lugar de negócios", disse.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André