Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem transferir local de votação até 18 de agosto

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022


Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem transferir local de votação até 18 de agosto

Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem solicitar à Justiça Eleitoral uma sessão especial com acessibilidade. O prazo para a troca de local de votação para quem tem dificuldade de locomoção vai até 18 de agosto (quinta-feira). 

Para quem ainda não tenha solicitado transferência para seções eleitorais em condições de atender suas necessidades, o requerimento deve ser feito em qualquer cartório eleitoral pelo próprio interessado, munido de documento oficial com foto, ou por meio de curador, apoiador ou procurador.
Com a mudança, o voto será realizado em seções especiais sem barreiras arquitetônicas e adaptadas para oferecer fácil acesso, maior comodidade e segurança.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Pessoa com Deficiência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Cristiano Soares, ressaltou que a medida é fundamental para garantir a inclusão social das pessoas com deficiência no processo eleitoral. 

“Todos os cidadãos devem ter garantido seu direito de escolher seus representantes. Por isso, é necessário assegurar a acessibilidade para todas as pessoas em seções sem barreiras arquitetônicas. Também é importante destacar que todas as urnas eletrônicas são preparadas para atender pessoas com deficiência visual, pois contam com o sistema braile nas teclas”, afirmou.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André