Consórcio ABC reforça cuidados contra a dengue e outras arboviroses

Saúde - Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022


Consórcio ABC reforça cuidados contra a dengue e outras arboviroses

Com a proximidade do verão e o início da temporada de chuvas, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC alerta para a importância das ações de prevenção contra a dengue. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypt, também vetor da chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Para reforçar os cuidados contra o mosquito, que se prolifera em focos de água parada, o Consórcio ABC esclarece que a participação de toda a população é fundamental para manter as caixas d’água fechadas e as calhas sempre limpas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia e evitar deixar expostos pneus ou mesmo sacolas plásticas.

Os municípios do Grande ABC contam com ações permanentes de combate ao mosquito, realizadas pelas sete prefeituras de acordo com cada estratégia local. As iniciativas incluem trabalho de mobilização e conscientização sobre as medidas de prevenção, incluindo visitas domiciliares em que agentes realizam a verificação e eliminação de possíveis focos.

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dores musculares e nos olhos, mal estar, falta de apetite e dor de cabeça. Perda de peso, náuseas e vômitos também são comuns e, em alguns casos, surgem manchas vermelhas na pele. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar o serviço de saúde de referência do município para diagnóstico e tratamento adequados.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André Paulo Serra, ressalta que é imprescindível atuar forma preventiva para eliminar focos de criadouros do mosquito na região, minimizando as chances de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela se espalharem pelo Grande ABC.

"A união das sete cidades nas ações preventivas e de combate à proliferação do mosquito é fundamental para frear o ritmo de contágio pela doença. Por isso, estamos intensificando as campanhas educativas nos municípios para alertar a população em identificar focos de criação e redobrar os cuidados em suas casas", afirmou Paulo Serra.

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre as ações de combate à dengue.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André