Consórcio ABC entrega pautas prioritárias da região para a Educação ao Governo Federal

Educação - Segunda-feira, 13 de Março de 2023


Consórcio ABC entrega pautas prioritárias da região para a Educação ao Governo Federal

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC levou ao Ministério da Educação as principais pautas pactuadas pelos municípios da região como prioritárias para a Educação Infantil, formação e capacitação de professores, Educação Integral, para a Qualidade da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação inclusiva.


As demandas foram entregues ao secretário-adjunto do Ministério da Educação, Leonardo Barchini, pela coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Educação do Consórcio ABC e secretária da pasta em Diadema, Ana Lúcia Sanches.


Entre os pleitos está a criação do curso de Pedagogia na Universidade Federal do ABC (UFABC) até 2025 e, nos anos subsequentes, criação do curso de Mestrado Profissional em Educação. A demanda já foi apresentada, maio do ano passado, pelo GT Educação ao reitor da instituição de ensino, Dácio Matheus.

Também foi proposto ao Ministério da Educação o retorno do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) – tipo A, do Programa Mais Educação e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).


O GT Educação também solicitou a criação de um programa nacional para recomposição de aprendizagens voltado para todas as áreas do conhecimento, a retomada e atualização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o aumento do valor do Fundeb para melhora das condições de atendimento da Educação Inclusiva.


A coordenadora do GT Educação destacou a importância da articulação com o Governo Federal para avançar com as principais demandas do Grande ABC. “A partir dos desafios que a região apresenta, sentimos que há possibilidades de diálogo entre o Consórcio ABC e o Ministério da Educação. A união entre os secretários de educação demonstra a força de ações coletivas e que orientam as relações federativas”, afirmou Ana Lúcia.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André