Consórcio ABC recebe abertura da exposição fotográfica que retrata mulheres negras

Cultura - Segunda-feira, 27 de Março de 2023


Consórcio ABC recebe abertura da exposição fotográfica que retrata mulheres negras

O Consórcio Intermunicipal do ABC recebeu, no sábado (25/3), a abertura da exposição fotográfica “Maria Felipa – Aprender com o passado e mudar o futuro”, que retrata mulheres negras do Grande ABC.

As fotografias são de autoria do fotógrafo andreense Rodrigo Pinto, que participa do projeto junto aos coletivos e às mulheres. O objetivo do projeto é dialogar com essas mulheres nos seus territórios, em busca da valorização do seu papel na sociedade, bem como da ancestralidade africana e do enfrentamento ao racismo.

A iniciativa é uma parceria entre o movimento Negra Sim, o terreiro Ilê Ba e o mandato do vereador Ricardo Alvarez, de Santo André, com apoio do Consórcio Intermunicipal e do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá.

Além da exposição, o encontro contou com um debate sobre a necessidade de criação de políticas públicas voltadas à população negra, sobretudo mulheres. O tema foi discutido por Makota Sônia, assessora do deputado federal Vicentinho, Iyálòrísá Verah d’Osun, Iyálòrísá Adriana d’ Omolu e pelo vereador Ricardo Alvarez.

A mostra segue para a Câmara Municipal de Santo André, próximo local onde as fotografias serão expostas. 

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André