Consórcio ABC participa de pesquisa sobre desenvolvimento sustentável

Educação - Sexta-feira, 05 de Maio de 2023


Consórcio ABC participa de pesquisa sobre desenvolvimento sustentável

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta sexta-feira (5/5), pesquisadores que estão identificando oportunidades para melhorar as cadeias de valor do Grande ABC com base na análise dos investimentos e políticas industriais da Alemanha.

A pesquisa, denominada “Agenda de desenvolvimento sustentável para o Grande ABC e investimentos alemães em cadeias de valor”, é desenvolvida pela Universidade Federal do ABC (UFABC) em parceria com a Universidade Técnica de Berlim (TUB, na sigla em alemão), com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC. A iniciativa prevê capacitação de servidores em inovação e investimentos.

Participaram da reunião as professoras e pesquisadoras Tatiana Berringer de Assumpção, da UFABC, e Simone Wurster, da TUB. O secretário-executivo do Consórcio ABC, Mário Reali, abordou dados socioeconômicos do Grande ABC e apresentou o histórico da fundação da entidade regional, criada em 1990, assim como as principais realizações do colegiado de prefeitos ao longo das últimas décadas, graças à articulação conjunta dos municípios.

“O desenvolvimento sustentável precisa abarcar, além do desenvolvimento tecnológico, também a questão social. Por isso, é fundamental o setor público realizar esse movimento de apoio à realização de estudos”, afirmou Reali.

A pesquisa tem, entre seus objetivos, contribuir para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e para as políticas industriais na região e examinar oportunidades para fortalecer as cadeias de valor das empresas da região, com especial foco em geração de emprego e renda para a inclusão e sustentabilidade.

Também participaram do encontro, representando a Diretoria de Programas e Projetos do Consórcio ABC, o diretor Vitor Hugo Rossini e a coordenadora Lívia Rosseto, e doutorandos da UFABC.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André