Para ampliar a escolaridade e gerar novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho para jovens e adultos que não concluíram os estudos ou buscam formação profissional, o Ministério do Trabalho lançou nesta segunda-feira (20/10) mais uma etapa do programa Seja Pro+ Trabalho e Emprego.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (CN-Sesi) e o Departamento Nacional do Sesi (DN-Sesi), vai oferecer 8 mil vagas gratuitas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em municípios paulistas. A iniciativa contempla, inicialmente, 12 unidades do Sesi em nove municípios paulistas, com abertura das inscrições ainda em outubro e início das turmas neste segundo semestre de 2025. Ao todo, o programa disponibilizará 25 mil vagas gratuitas em todo o país.
O anúncio ocorreu na unidade Sesi São Bernardo, com a presença de lideranças do setor produtivo, autoridades municipais e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC foi representado pelo vice-presidente da entidade e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, e pelo secretário-executivo Aroaldo Silva.
O ministro do Trabalho ressaltou que o programa representa uma oportunidade concreta de retomada dos estudos e de preparação para as profissões do futuro. “Estamos com 1,3 milhão de jovens em São Paulo que não concluíram o ensino fundamental ou médio. O esforço dessa parceria Sesi/MTE é unir estudo e qualificação. Estamos quase no pleno emprego, mas ainda temos pouca qualificação profissional. Precisamos investir nesse processo de integração, abrindo oportunidades para todos”, afirmou Marinho.
O vice-presidente do Consórcio ABC classificou o Seja Pro+ como uma importante iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego, em conjunto com o Sesi. “Esse programa representa mais do que oportunidades de qualificação. É um passo concreto para garantir educação, inclusão e empregabilidade para nossos jovens e trabalhadores”, afirmou Guto Volpi.
Durante o curso, os participantes terão acesso a conteúdos de formação escolar e profissionalizante. Ao final da capacitação, o Sesi enviará os dados dos concluintes ao Ministério do Trabalho para inscrição direta no Sistema Nacional de Emprego (Sine), facilitando a colocação no mercado de trabalho. O diferencial do programa está justamente na integração entre aprendizado e geração de renda.
As vagas gratuitas são destinadas, principalmente, a jovens de 18 a 29 anos que não concluíram a Educação Básica — seja o ensino fundamental (anos finais) ou o ensino médio — e desejam retomar os estudos com foco na melhoria da qualificação e da inserção no mercado de trabalho. O programa integra a conclusão da formação escolar com cursos profissionalizantes em áreas de alta demanda, ampliando as oportunidades de empregabilidade e crescimento profissional.
O presidente do conselho nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior, ressaltou o impacto social da iniciativa. “Sabemos que muitos brasileiros precisaram interromper os estudos e agora buscam novas oportunidades. O Seja Pro+ resgata não só a formação escolar, mas também a autoestima e a chance de crescimento profissional. Em São Bernardo, essa política ganha ainda mais significado porque o município já tem um forte trabalho voltado à inclusão produtiva. Investir em educação e qualificação é investir em dignidade e desenvolvimento”, ressaltou.
Grande ABC