O programa ABC + Seguro, coordenado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, promoveu mais uma grande operação integrada de segurança pública, mobilizando 140 agentes das Guardas Civis Municipais (GCMs) e 50 viaturas em diferentes pontos de divisa na tarde desta sexta-feira (19/9).
A ação teve concentração no Complexo Ayrton Senna, em Ribeirão Pires. A partir dali, as equipes foram distribuídas em áreas de maior circulação de pessoas e veículos, reforçando a presença das forças de segurança e garantindo maior sensação de segurança para a população.
Foram empenhadas na operação guarnições das Rondas Ostensivas Municipais (Romu), Rondas Com Motocicletas (Romo), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e canil.
A ação reforça o compromisso do Consórcio ABC em integrar esforços das sete cidades no enfrentamento à criminalidade, ampliando a cooperação entre as GCMs e promovendo atuação preventiva. As operações conjuntas do ABC + Seguro contam com planejamento regionalizado, troca de informações entre os comandos das guardas e apoio tecnológico, garantindo maior eficiência e padronização das ações.
“Quando unimos as forças de segurança do Grande ABC em uma mesma operação, mostramos na prática que a cooperação regional é o caminho para oferecer mais tranquilidade à nossa população. O ABC + Seguro já é uma referência em integração e continuará avançando”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.
A iniciativa faz parte de um calendário contínuo de operações conjuntas previstas no ABC + Seguro, que ao longo de 2025 seguirá promovendo ações regionais, capacitações e investimentos em tecnologia para ampliar a proteção dos cidadãos do Grande ABC.
Recentemente, o programa ganhou ainda mais robustez com a compra conjunta de drones pelas sete cidades do Consórcio, uma inovação que permitirá reforçar o monitoramento aéreo e ampliar a capacidade de vigilância preventiva em operações integradas.
Grande ABC