Sábado, 04 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Cultura - Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Evento virtual apresenta acervo da antiga cidade que hoje corresponde ao Grande ABC

Projeto organiza documentos da antiga Câmara Municipal do município de São Bernardo, que existiu entre 1889 e 1938

A organização do acervo documental do antigo município de São Bernardo (1889-1938), que correspondia ao território do atual Grande ABC, é tema de uma mesa-redonda virtual nesta quinta-feira (25/4), às 14h30. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC no Youtube (www.youtube.com/consorcioabc).

Objetivo do encontro é apresentar os resultados do Projeto de Organização e Sistematização do Acervo Documental do Fundo Câmara Municipal de São Bernardo que está sendo desenvolvido pela Associação Amigos do Museu de Santo André (Amusa) e pela equipe do Museu de Santo André com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Santo André e do Consórcio ABC.

Participam do evento o diretor de Planejamento e Projetos Especiais da Secretaria de Cultura de Santo André, Marco Moretto; a responsável técnica do projeto, Solange de Souza; e a presidente da Amusa, Silvia Passarelli. A mediação será feita pela Sra. Mayra Gusman de Souza Brito, gerente de Documentação e Preservação Cultural da Secretaria de Cultura de Santo André.

Toda documentação público-administrativa do antigo município passava pela antiga Câmara Municipal de São Bernardo até 1938, quando o então Distrito de Santo André passa a ser a sede da cidade. O próprio nome do município foi alterado para Santo André e, com isso a antiga sede municipal passou a ser considerada como o Distrito de São Bernardo até reobter sua autonomia em 1944. Atualmente, o território do antigo município de São Bernardo corresponde ao território das sete cidades do Grande ABC.

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 03/05/2024 15:40:03