Quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Cultura - Sexta-feira, 20 de Maio de 2016

Festival em Rio Grande da Serra abre segunda etapa do Circuito Regional do Cambuci

Rio Grande da Serra realiza, neste fim de semana, o 11º Festival Gastronômico e Cultural do Cambuci, com receitas típicas feitas com o fruto, feira de artes e antiguidades, atividades infantis e concurso Rainha do Cambuci. A programação começa na noite desta sexta-feira (20) e integra o I Circuito Regional do Cambuci ABCTur, realizado em parceria entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

O evento em Rio Grande da Serra é a segunda festividade do circuito. A abertura das realizações regionais ocorreu em Santo André, com a 13ª Festa do Cambuci de Paranapiacaba (de 21 de abril a 1º de maio). A terceira etapa está marcada para junho, em Ribeirão Pires, com o 3º Festival do Cambuci, nos dias 25 e 26. As festividades também estão integradas à 8ª Rota do Cambuci, que reúne várias cidades da Serra do Mar Paulista.

As três cidades envolvidas no circuito estão promovendo concursos de gastronomia e fotografia relacionados ao fruto. Em Rio Grande da Serra, a etapa municipal do Concurso Regional de Fotografia Mobile: “O Cambuci no ABC” recebeu imagens até 15 de maio. Os participantes deveriam publicar uma foto no Instagram relacionada ao fruto utilizando #cambucinoabc. Durante o festival, os melhores registros fotográficos serão expostos no Salão Nobre do Fundo Social da cidade (Rua Progresso, 700 – Centro).

Já as inscrições de receitas de pratos salgados, doces e bebidas produzidas com o cambuci para a etapa municipal do Concurso Gastronômico, em Rio Grande da Serra, foram recebidas até a última semana de abril. A cerimônia de julgamento e premiação na cidade acontece em 21 de maio, a partir das 17h, também no Fundo Social do município.

O ABC é pioneiro no uso e desenvolvimento de produtos feitos com o cambuci, além de liderar o resgate histórico da presença da fruta típica da Mata Atlântica na gastronomia local. Desde 2003, a região promove festivais para valorizar o fruto e sua importância cultural. O objetivo do Circuito Regional é consolidar o cambuci como produto turístico, capaz de alavancar essa cultura gastronômica e a geração de renda para os moradores.

Concurso Regional de Fotografia Mobile: “O Cambuci no ABC”

O concurso fotográfico é uma ação dividida entre os municípios integrantes do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur e que atende moradores e empreendedores de toda região. Utilizando a hashtag #cambucinoabc em publicações na rede social Instagram, moradores podem concorrer ao título de melhor imagem do fruto na região.

A exposição das três melhores fotos de cada cidade e a premiação da etapa regional serão realizadas durante a cerimônia de encerramento do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur, que acontece em 29 de junho, às 19h, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Concurso Gastronômico Regional do Cambuci

O Concurso Gastronômico Regional de Receitas com Cambuci tem como objetivo estimular a diversificação de receitas feitas com o fruto, assim como aprimorar tecnicamente os serviços e produtos gastronômicos oferecidos pelos empreendedores e moradores do Grande ABC.

Os participantes concorrem nas categorias “Melhor Prato Salgado” (entradas, petiscos, pratos principais, guarnições); “Melhor Prato Doce”; e “Melhor Bebida” (alcoólicas e não alcoólicas). O corpo de jurados avaliará os quesitos “Sabor” (consistência, harmonia entre os ingredientes e a presença do gosto do cambuci); “Apresentação” (aparência do prato); e “Criatividade/Originalidade” (inovação na criação do prato).

A apresentação das melhores receitas e a premiação da etapa regional serão realizadas durante a cerimônia de encerramento do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur, que acontece no dia 29 de junho, às 19h, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Confira abaixo a programação do 11º Festival Gastronômico e Cultural de Rio Grande da Serra:

11º Festival Gastronômico e Cultural de Rio Grande da Serra

• 11º Festival Gastronômico e Cultural do Cambuci