Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Cultura - Quinta-feira, 18 de Junho de 2015

XIII Congresso de História do Grande ABC define lançamento do site do evento

Será divulgada, nesta sexta-feira (19), a data para o lançamento oficial do site do XIII Congresso de História do Grande ABC. A nona reunião preparatória da Comissão Organizadora do evento acontece às 14h, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Os encontros periódicos antecedem  o Congresso, que será realizado entre os dias 23 e 26 de setembro deste ano, em Ribeirão Pires.

As inscrições poderão ser efetuadas por meio do site, cujo endereço eletrônico deverá ser revelado em breve. A ideia é que o site se torne uma ferramenta de divulgação para as próximas edições do Congresso e que hospede informações, também, de edições anteriores. ‘’Achamos interessante criar um sistema que disponibilize todo o material utilizado nesta e em outras edições para consulta, seja ela para fins acadêmicos ou interesse popular. Afinal, a função do Congresso é de justamente salvar a memória regional’’, defendeu Marcílio Duarte, presidente da Comissão Organizadora e secretário adjunto de Cultura de Ribeirão Pires.

O Congresso chega em sua décima terceira edição com o propósito de fortalecer  o papel das sete cidades do Grande ABC  no contexto histórico e cultural do país por meio do tema central, “História, Diversidade e Identidade: o que nos une?’’.

As mesas de debate que nortearão o evento serão: Historiografia do Grande ABC - a qual prestará homenagem ao Prof. Wanderley dos Santos; Memória 2.0 (Internet, Redes Sociais e Memória Regional); História do Uso da Água na Região; Diversidade e Identidade Cultural: a questão Étnica na História do Grande ABC; Memória e Colecionismo; A atuação dos Conselhos Municipais de Defesa do Patrimônio na Região; Integração Regional; Diversidade Identidade Cultural: a questão do Gênero. Haverá também uma oficina sobre o ‘’Patrimônio Histórico da Cidade de Ribeirão Pires’’.

9ª Reunião Preparatória para o XIII Congresso de História do ABC

Dia 19 de junho, sexta-feira, das 14h às 17h