Quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2022

Governo do Estado libera R$ 72 milhões para obras no Grande ABC

Recursos irão para construção de hospital, projeto de transposição da linha férrea e em novo Centro de Longevidade Ativa em Ribeirão Pires

Governo do Estado libera R$ 72 milhões para obras no Grande ABC

O Governo do Estado liberou, nesta segunda-feira (24/1), um total de R$ 72,4 milhões em novos investimentos no Grande ABC. Os recursos serão aplicados nas obras do Hospital Municipal Santa Luzia, em convênio para projeto de transposição da linha férrea e na implantação de um Centro de Longevidade Ativa, no município de Ribeirão Pires. Além disso, R$ 35 milhões serão destinados a obras na área de Educação em Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

Os anúncios dos investimentos para a região ocorreram no Complexo Ayrton Senna, em Ribeirão Pires. O governador João Doria foi recebido pelo vice-presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de município, Clovis Volpi.

“O Hospital Santa Luzia era um sonho paralisado e, sem querer discutir o passado, o fato é que nós viabilizamos os recursos, com a participação da prefeitura. Mobiliários e equipamentos estão sendo financiados pela prefeitura e o Governo do Estado está entrando com R$ 16 milhões. Essa é a boa gestão: compartilhada”, afirmou Doria.

Os trabalhos, de responsabilidade da prefeitura, deverão ser concluídos em 24 meses. O complexo hospitalar deverá ter 90 leitos, sendo 10 de UTI. A unidade terá atendimento de média complexidade e contará com centro cirúrgico e obstétrico; centro clínico, pediatria e maternidade; além de leitos de internação. O investimento total é de R$ 17,7 milhões, sendo R$ 16 milhões via Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e R$ 1,7 milhão de contrapartida municipal.

O Governo de São Paulo vai investir um total de R$ 35,6 milhões na cobertura de quadras esportivas de escolas da Diretoria de Ensino de Mauá, por meio do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp). Para Ribeirão Pires, serão destinados R$ 10,6 milhões para 10 escolas estaduais. Em Mauá, serão investidos R$ 19,9 milhões em 21 unidades. Por fim, em Rio Grande da Serra, seis escolas receberão obras no valor de R$ 5,6 milhões.

Também foi autorizado o repasse de mais R$ 20 milhões para obras de infraestrutura urbana em Ribeirão Pires. O recurso será aplicado em projeto de transposição da linha férrea, com integração do centro alto ao centro baixo. O investimento será realizado via convênio a ser celebrado junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional.

O governo estadual também liberou R$ 850 mil para a construção do Centro Longevidade Ativa em Ribeirão Pires. O espaço oferecerá serviços voltados ao acolhimento e inclusão digital e produtiva de pessoas com 50 anos ou mais. Além das atividades de convivência, haverá ações que vão promover a inclusão produtiva, novas carreiras e empreendedorismo entres os idosos, incluindo apoio à qualificação e formação e atividades envolvendo tecnologia.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 17/04/2024 16:57:57