Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2022

Governo do Estado prevê lançar em 2023 edital para linha do Metrô que contempla o Grande ABC

Linha terá 33 quilômetros de extensão e 24 estações, seis delas na região

A Linha 20-Rosa do Metrô, planejada para ligar a região a Capital ao Grande ABC, deve ter seu projeto básico licitado em 2023, segundo previsão apresentada nesta quinta-feira (10/2) pelo Governo do Estado.

O anúncio ocorreu em reunião do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, e o presidente do Metrô, Silvani Pereira, com o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

Os representantes do Governo do Estado apesentaram o traçado estimado da linha, que terá 33 quilômetros de extensão e 24 estações, seis delas no ABC. A linha deverá sair do bairro da Lapa, na Capital, com ponto final previsto para a estação Prefeito Celso Daniel - Santo André, com ligação à Linha 10 – Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O projeto prevê ainda interligação com o futuro BRT ABC, na futura parada Afonsina, em Santo André.

As outras duas estações prevista para Santo André são Príncipe de Gales e Portugal. Em São Bernardo do Campo, estão previstas as estações Taboão-Paulicéia e Rudge Ramos.

A Linha 20 será completamente subterrânea, com previsão de transportar aproximadamente 1,3 milhão de pessoas por dia. Haverá ainda conexões com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja do Metrô, além da 7-Rubi da CPTM e 8-Diamante da ViaMobilidade.

A chegada do Metrô ao Grande ABC é uma antiga demanda da região. O presidente do Consórcio ABC colocou os municípios à disposição do Governo do Estado para a viabilização do projeto.

"Essa é uma obra de longo prazo, que não vai começar amanhã, mas que precisa ter um primeiro passo. A resolução de problemas crônicos não acontece de um dia para o outro, mas alguma hora tem que começar", afirmou Paulo Serra.

O secretário estadual destacou a importância da Linha 20 para a integração dos transportes metropolitanos. "Essa será a linha mais integradora que teremos no Metrô, que terá uma importância muito grande não somente para o ABC, mas vai resolver muitos problemas da cidade de São Paulo, disse Paulo Galli.

"Essa será a linha mais integradora que teremos no Metrô, que terá uma importância muito grande não somente para o ABC, mas vai resolver muitos problemas da cidade de São Paulo. Para a integração dos transportes metropolitanos será fenomenal", afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

Cronograma

O presidente do Metrô apresentou as etapas do projeto. "Já fizemos o projeto diretriz, todo o estudo técnico para delinear o traçado da linha foi concluído e já existe parte dos estudos de solo realizada. Nesse momento, estamos elaborando o anteprojeto de engenharia e o estudo de impacto ambiental. Depois dessa etapa toda vamos licitar o projeto básico, que vai determinar o traçado definitivo da linha", afirmou Silvani Pereira.

Em dezembro de 2021, o Metrô contratou consórcio que irá elaborar estudos do modelo econômico-financeiro e jurídico para a implantação da Linha 20-Rosa. O objetivo é que sejam apresentadas soluções inovadoras para atrair a participação de investidores na implantação da linha, passando pela proposição de alternativas de exploração comercial e imobiliária ao longo do trajeto, das estações e dos pátios de estacionamento de trens e de manutenção.

BRT ABC

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, informou que as obras do BRT-ABC terão início até o fim deste mês. O sistema de transporte rápido por ônibus ligará o ABC à Capital.

A partida será centro de São Bernardo do Campo, passando por Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo, com paradas nos terminais Tamanduateí e Sacomã.

O sistema contará com vias segregadas e faixas exclusivas, integração semafórica, ônibus elétricos biarticulados e silenciosos e interligação com os sistemas municipais de transportes.  A demanda estimada é de 173 mil passageiros por dia

Versão do sistema: 2.0.0 - 28/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40