Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Cultura - Quarta-feira, 09 de Novembro de 2022

Abertura do Congresso de História do Grande ABC promove reflexão sobre memória e esquecimento

Conferência com sociólogo José de Souza Martins marcou abertura do evento regional

Considerado um dos maiores pesquisadores da história do ABC, o sociólogo e escritor José de Souza Martins ministrou nesta quarta-feira (9/11) uma conferência que marcou a abertura da 15ª edição do Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC. O evento regional, realizado no Auditório Heleny Guariba, no Paço Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, Centro), acontece até sábado (12/11).

Em sua fala, logo após a abertura solene, o professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) fez uma viagem no tempo para descrever os primórdios da região. Martins ressaltou que a Vila de Santo André da Borda do Campo deve ser lembrada por sua importância histórica no Planalto e como uma referência do período de colonização. No entanto, o local não tem relação com o atual município de Santo André ou com a atual região do Grande ABC.

O escritor discorreu também sobre questões como memória, que representa o conjunto social das lembranças, e o esquecimento seletivo e organizado que deixa indícios no que é lembrado pelas pessoas.

Martins resgatou ainda o histórico da criação do Congresso de História, que teve sua primeira edição em 1990, também em Santo André. A ideia de criar o evento regional ocorreu a partir de uma proposição do sociólogo ao então prefeito de Santo André e fundador do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Celso Daniel (1951-2002).

Desde então, devido ao sucesso daquela primeira edição, uma nova edição é realizada em uma das cidades do Grande ABC, seguindo a ordem alfabética dos municípios. O último havia sido realizado em 2017, em Rio Grande da Serra. A 15ª edição estava inicialmente agendada para maio de 2020, mas foi adiada para este ano devido à pandemia do coronavírus e à impossibilidade de reunir presencialmente o público que acompanhou o evento ao longo das últimas três décadas.

O primeiro dia do encontro contou ainda com um slide show em homenagem a todos que ajudaram a construir o Congresso de História ao longo dos seus 32 anos.

A programação do Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC continua nesta quinta-feira (10/11). O evento é organizado pelo Grupo Temático História e Memória do Consórcio ABC.

Clique aqui  para acessar a programação do evento.

Clique aqui para saber mais sobre o Congresso de História.

Versão do sistema: 2.0.0 - 28/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40