Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Sexta-feira, 19 de Maio de 2023

Demanda do Consórcio ABC, revitalização da Avenida dos Estados é entregue pelo Governo do Estado

Obra entregue em Santo André é um pleito do município reforçado pela entidade como demanda regional em 2021

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta sexta-feira (19/5), da cerimônia de inauguração de trecho revitalizado da Avenida dos Estados, com presença do governador Tarcísio de Freitas. A obra entregue em Santo André é um pleito do município reforçado pela entidade como demanda regional em 2021 ao Governo do Estado.

Uma das principais vias de ligação entre o Grande ABC e a Capital, a Avenida dos Estados passou por obras de recapeamento, recuperação do sistema de drenagem e contenção. O trecho foi revitalizado com recursos do município e do governo estadual.

As intervenções contaram com investimento de aproximadamente R$ 78 milhões e contemplaram cerca de 17 km de asfalto novo, em ambos os sentidos da via. Do total de R$ 77,8 milhões investidos na obra, R$ 43,3 milhões foram custeados pelo próprio município e outros R$ 34,5 milhões são oriundos de convênios com o Governo do Estado.

O evento marcou a primeira inauguração feita pelo governador Tarcísio de Freitas no Grande ABC. “Aqui é uma grande obra de revitalização, e é interessante porque se a gente resgatar o histórico vai ver que houve grande mobilização popular e da sociedade civil para mudar uma realidade de uma via cheia de buracos, que causava problema, transtorno, que tinha desmoronamento, erosão, e agora estamos com uma avenida revitalizada”, afirmou o governador.

Anfitrião do evento, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, recebeu o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, e os chefes de governo de Diadema, José de Filippi Junior, e de Ribeirão Pires, além de deputados federais, estaduais, entre outras autoridades.

A revitalização vai beneficiar cerca de 30 mil motoristas que circulam pela Avenida dos Estados diariamente. Além do recapeamento de 16,8 quilômetros da via, as intervenções contemplaram a instalação de 510 luminárias LED, que substituíram antigos modelos de vapor de sódio. Foram instalados ainda 495 novos postes e 13,31 quilômetros de new jerseys (blocos de concreto) ao longo da avenida, às margens do rio Tamanduateí.

Foto: Evandro Oliveira/PMM

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024