Domingo, 05 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Cultura - Terça-feira, 18 de Julho de 2023

Consórcio ABC debate parcerias entre secretarias municipais de Cultura e Governo do Estado

Secretário-executivo da pasta, Marcelo Assis participou de reunião do GT Cultura

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu representantes da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa para debater a Política Regional de Cultura para o Grande ABC e a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022).

Os temas integraram a pauta de reunião do Grupo de Trabalho (GT) Cultura do Consórcio ABC, com participação do secretário-executivo da pasta estadual, Marcelo Assis.

Durante o encontro, Assis informou que tem dialogado com consórcios e municípios sobre a regionalização da cultura no Estado. “A secretaria da Cultura trabalha a regionalidade e a territorialidade para definição das suas ações”, afirmou.

O secretário-executivo estadual sugeriu que o GT Cultura apresente uma agenda propositiva ao Estado e explicou que a pasta estadual está trabalhando em ações estruturantes para destacar a importância do segmento na economia nacional. Além disso, ressaltou a necessidade de medição do impacto da cultura na economia.

A reunião também abordou as linhas de fomento que estão sendo estudadas pela secretaria estadual, assim como a necessidade de aglutinar esforços para viabilizar a profissionalização dos artistas e dos produtores culturais, com objetivo de fomentar a cadeia produtiva da cultura.

O encontro também discutiu a demanda por processos de formação estruturantes para os profissionais da cultura, além de capacitações para preparar projetos voltados aos editais que serão lançados.

O secretário-executivo do Consórcio, Mário Reali, destacou a importância da interlocução com o governo estadual na área. “O Grande ABC tem riqueza e diversidade culturais que podem ser trabalhadas conjuntamente. O principal objetivo das políticas culturais é democratizar o acesso e a oferta de serviços culturais”, afirmou.

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 03/05/2024 15:40:03