Quinta-feira, 02 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Planejamento e Finanças - Terça-feira, 15 de Agosto de 2023

Comitê Gestor do Polo Petroquímico apresenta plano de trabalho ao Consórcio ABC

Iniciativa tem como objetivo criação de um modelo institucional que promova a governança entre empresas, governo e sociedade civil

Comitê Gestor do Polo Petroquímico apresenta plano de trabalho ao Consórcio ABC

A Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta terça-feira (15/8), a apresentação do plano de trabalho do Comitê Gestor de Governança do Polo Petroquímico do ABC. Criado há um ano a partir dos decretos firmados pelas prefeituras de Santo André e Mauá, o grupo definiu metas, atividades, prazos e responsáveis para uma série de ações.

O objetivo da iniciativa é a criação de um modelo institucional que promova a governança entre empresas, governo e sociedade civil, estimulando a ampliação de investimentos e melhorias no planejamento urbano e viário do espaço. Além disso, visa fomentar iniciativas que privilegiem programas de saúde, segurança industrial e meio ambiente para proporcionar uma relação positiva e uma convivência harmônica entre indústrias e moradores do entorno do Polo.

Entre as metas estão a atualização dos marcos regulatórios de zoneamento de Santo André, Mauá e da Capital, assim como a institucionalização do Polo Petroquímico no âmbito do Estado de São Paulo. Também estão previstas ações para a implementação de políticas que contribuam com a competitividade das empresas do polo, permitindo a manutenção das operações existentes e a atração de novas empresas e laboratórios para a região.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, afirmou que o plano de trabalho é um marco na história do Polo Petroquímico do Grande ABC, pois é uma medida fundamental para garantir a manutenção dos empregos, com responsabilidade social e com olhar especial voltado à segurança e à saúde da população.

“O Polo Petroquímico do Grande ABC é o primeiro do país, gerando atualmente mais de 10 mil empregos e somando um faturamento bruto de R$ 10 bilhões ao ano. Apesar disso, não há legislações estadual ou federal que reconheçam o espaço. Mauá e Santo André fizeram isso recentemente por meio de decretos, mas falta o reconhecimento oficial, por exemplo, da cidade de São Paulo, onde o polo também está presente. Outra questão importante é o adensamento populacional nas áreas de influência do polo”, explicou Oliveira.

O Comitê Gestor do Polo Petroquímico é composto pelo Consórcio ABC, prefeituras de Santo André, Mauá e São Paulo, Comitê de Fomento do Polo Petroquímico (Cofip ABC), Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras nas Indústrias Químicas, Petroquímicas, Farmacêuticas, Tintas e Vernizes, Plásticos, Resinas Sintéticas e Explosivos do ABC e organizações da sociedade civil.

Fotos: Helber Aggio/PSA

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024