Sexta-feira, 03 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Quarta-feira, 16 de Agosto de 2023

Comitê Gestor do Polo debate implementação de Núcleos de Prevenção e Defesa Civil

Estratégia busca diminuição dos riscos e aumento da qualidade de vida para a comunidade do entorno

O Comitê Gestor de Governança do Polo Petroquímico do ABC debateu, nesta quarta-feira (16/8), estratégias de implementação e consolidação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) na comunidade do entorno. A reunião contou com a participação de representantes das Defesas Civis de Santo André, Mauá e São Paulo, da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros.

A ação integra o Plano de Trabalho do Comitê Gestor, apresentado na terça-feira à Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. A consolidação dos NUPDECs é uma estratégia para promover políticas que contribuam com a diminuição dos riscos e o aumento da qualidade de vida para a comunidade do entorno.

Por meio dos NUPDECs, as comunidades do entorno são capacitadas para compreensão dos riscos e execução de ações de comunicação e evasão em caso de acidentes. Em conjunto com as Defesas Civis, empresas e entidades pertinentes à gestão de riscos, são realizados exercícios de simulados de evasão da comunidade, instalação de pontos de encontro e uso de brigada de emergência, projetos sociais, entre outras.

Conforme o consultor técnico do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), Carlos Barbeiro, os simulados auxiliam diretamente na prevenção. “Nesses simulados, colocamos em prática todos os procedimentos que possam ser úteis e necessários caso tenhamos riscos tecnológicos”, explicou.

O diretor de Preparação e Prevenção da Defesa Civil do Estado, Major Vagner Martins, destacou a importância da união de esforços para o sucesso das ações preventivas. “Considero uma construção para fomentar essa cultura de percepção de risco, sensibilizar a comunidade, poder público, poder privado, que todos podem e devem trabalhar para diminuir os riscos”, comentou.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e do Comitê Gestor de Governança do Polo, Aroaldo da Silva, destacou que os Núcleos representam a criação de um ambiente de colaboração entre comunidade, empresa e poder público. “O objetivo inicial desse debate é pensarmos sobre o futuro do Polo agregado à comunidade. Por isso, acredito que esse debate vai além de pensarmos somente em procedimentos para um momento de crise, mas de fato a integração, a criação de um ambiente colaborativo com todas as partes, pensando no futuro de todos”, afirmou.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC, Fernando Cunha, ressaltou a importância do trabalho conjunto realizado a partir do Comitê de Governança, que integra poder público, empresas e comunidade do entorno. “As prefeituras estão acompanhando e dando total suporte às ações. Somente com a integração entre todos os atores é possível encontrar um equilíbrio entre a operação das atividades do Polo Petroquímico, uma estrutura fundamental para a economia do Grande ABC e do Brasil, e a convivência com a comunidade”, destacou.

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 02/05/2024 15:47:10