Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Segu
29/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Terç
30/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0
Quar
01/05
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0

Meio Ambiente - Terça-feira, 05 de Setembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC destaca saneamento em debate sobre mudanças climáticas

Entidade regional participou da segunda rodada de fórum sobre o tema realizado pela OAB-SP


Consórcio ABC destaca saneamento em debate sobre mudanças climáticas

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, na segunda-feira (4/9), da segunda rodada do Fórum Permanente de Mudanças Climáticas e Desastres Naturais da Secional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). O evento, realizado na sede da OAB-SP, no Centro da Capital, teve como tema a gestão de recursos hídricos.

Em sua participação, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Mário Reali, contribuiu com a pauta e pontuou que a política de recursos hídricos envolve diversos agentes, como representantes da sociedade civil e dos poderes públicos estadual e municipal. Nesse sentido, a estrutura de governança considera as bacias hidrográficas como base territorial.

Sobre a legislação, Reali destacou a necessidade de mais debates junto aos diversos agentes em relação à proposta de privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Ele citou a Lei Federal 14.026/2020, que atualizou o marco legal do saneamento básico, e a Lei Estadual 17.383/2021, regulamentada pelo Decreto 66.289/2021, que criou a Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (Urae).

“A proposta do governador para viabilizar a privatização está trazendo uma governança que pode excluir a participação e o protagonismo dos municípios, que hoje são o poder concedente do serviço. Concentrando numa única Urae os 370 municípios operados pela Sabesp, sem levar em conta a imensa diversidade e particularidade das diferentes bacias em que estão inseridos, seremos incapazes de enfrentar os desafios do saneamento para melhorar a vida das pessoas e o futuro da nossa água”, explicou.

Reali ressaltou que discussão sobre saneamento é complexa e que não deve ser tratada do ponto de vista ideológico. “A questão envolve planejamento, gestão, governança e o que deve ser priorizado para incluir de fato as pessoas que atualmente não tem acesso à água potável e ao tratamento de esgoto”, afirmou.

O encontro contou também com a participação de representantes do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), da Procuradoria Regional da República, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), da Prefeitura de São Paulo, da Autoridade Portuária de Santos e das prefeituras de São Paulo e Campinas. 
 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

725 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 25/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.