Segunda-feira, 29 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Quarta-feira, 13 de Setembro de 2023

Consórcio ABC reforça campanha Setembro Amarelo de prevenção do suicídio

Iniciativa mundial busca conscientizar e estimular as pessoas a cuidarem da saúde mental

Consórcio ABC reforça campanha Setembro Amarelo de prevenção do suicídio

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reforça a campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização sobre a prevenção do suicídio. Em 2023, a iniciativa mundial tem como tema “Se precisar, peça ajuda!” e estimula as pessoas a cuidarem da saúde mental.

No Brasil, a ação é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo a cada ano. Entretanto, devido a uma subnotificação de episódios do tipo, o total real de casos pode superar 1 milhão. No Brasil, entre 2010 e 2019, ocorreram 112.230 mortes por suicídio, um aumento de 43%, segundo dados do Ministério da Saúde.

Fundado em 1962, o CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por meio do telefone 188, além de e-mail e chat 24 horas todos os dias.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, reforçou a importância de se falar sobre o tema para que o suicídio não seja um tabu.

“Até hoje existe muito preconceito sobre as doenças psiquiátricas em geral, principalmente porque os sintomas nem sempre são visíveis. Ainda assim, existem sinais em que podemos prestar atenção. Em vez de julgar, devemos dar apoio e estimular quem enfrenta problemas relacionados a sua saúde mental a procurar ajuda profissional”, afirmou Oliveira.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38