Sexta-feira, 03 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Segunda-feira, 25 de Setembro de 2023

Consórcio ABC vai comandar câmara temática de mobilidade do Conselho Metropolitano

Reunião do comitê que reúne todos os municípios da Grande São Paulo ocorreu nesta segunda-feira (25/9) na Assembleia Legislativa

A segunda reunião deste ano do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, realizada nesta segunda-feira (25/9), aprovou o novo regimento do grupo e definiu o Consórcio Intermunicipal Grande ABC como líder da câmara temática de Mobilidade, Transporte e Logística.

A reunião do comitê que reúne dos 39 municípios da Grande São Paulo ocorreu na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na zona sul da Capital. Durante o encontro foram definidas cinco câmaras temáticas, cada uma liderada por um dos consórcios públicos da Região Metropolitana.

As câmaras temáticas vão reunir representantes das prefeituras e do governo estadual, comandadas técnica e burocraticamente pelas Secretarias Executivas dos consórcios. O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, ressaltou que o transporte público é um dos grandes desafios para avançar na governança metropolitana.

“É preciso destacar a importância da retomada do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo para debatermos políticas públicas em todos os setores. Um dos desafios que temos é a integração entre os modais de transporte, beneficiando a nossa população”, afirmou.

Além da câmara temática de Mobilidade, que será liderada pelo Consórcio ABC, há também a de Desenvolvimento Econômico e Governança, ficará sob comando do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), a de Gestão Ambiental e Saneamento, administrada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto do Tietê (Condemat), a de Planejamento Integrado, sob responsabilidade do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), e a de Gestão Territorial, Uso e Ocupação do Solo, coordenada pelo Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju).

Demandas do Grande ABC

O presidente do Consórcio ABC apresentou ainda uma série de demandas da região em áreas como drenagem, habitação, meio ambiente, saúde e educação. Entre os pleitos, destacou a limpeza de piscinões e desassoreamento de córregos, mapeamento de áreas de riscos, investimento em encostas, retomada de programas habitacionais, regionalização do sistema de regulação de serviços e de atendimentos da saúde, o repasse de recursos para ajudar no custeio de hospitais da região e a proibição de construções verticais próximas ao Polo Petroquímico do Grande ABC.

“O Conselho de Desenvolvimento reúne 39 municípios que representam quase 47% da população e 51% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, por isso é um espaço fundamental para discutirmos pautas que impactam a vida de milhões de pessoas. É importante lembrar que os trabalhos foram retomados após grande esforço de nossa região, por meio do Consórcio ABC”, afirmou Marcelo Oliveira.

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 02/05/2024 15:47:10