Sexta-feira, 03 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Quarta-feira, 08 de Novembro de 2023

Planejamento da Grande SP avança com participação do Consórcio ABC

Câmaras temáticas do Conselho Metropolitano reúnem representantes das prefeituras e do governo estadual

Planejamento da Grande SP avança com participação do Consórcio ABC

A discussão sobre o planejamento da Grande São Paulo avança neste segundo semestre por meio do trabalho das câmaras temáticas do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. Nesta semana, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebeu reuniões das cinco câmaras temáticas, todas comandadas por consórcios públicos. Dentre elas, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC lidera a de Mobilidade, Transporte e Logística.

Os grupos reúnem representantes das prefeituras e do governo estadual, coordenadas técnica e burocraticamente pelas Secretarias Executivas dos consórcios públicos da Região Metropolitana. Uma das prioridades do trabalho desenvolvido é a aprovação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), também conhecido como Plano Diretor Metropolitano, que contém diretrizes para planejamento, projetos, ações e políticas públicas da Grande São Paulo.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Mário Reali, destacou o trabalho das câmaras temáticas para a definição do PDUI. “O plano será um importante instrumento para a governança metropolitana e para o desenvolvimento das cidades da Grande São Paulo”, afirmou.

A reunião das câmaras temáticas contou também com participação do diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio ABC, Vitor Hugo Rossini, das coordenadoras de Programas e Projetos do Consórcio ABC Lívia Rosseto e Sandra Malvese, além de integrantes dos Grupos de Trabalho (GTs) da entidade regional e representantes das prefeituras.

Além da câmara temática de Mobilidade, liderada pelo Consórcio ABC, há também a de Desenvolvimento Econômico e Governança, sob comando do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), a de Gestão Ambiental e Saneamento, administrada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto do Tietê (Condemat), a de Planejamento Integrado, sob responsabilidade do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), e a de Gestão Territorial, Uso e Ocupação do Solo, coordenada pelo Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju).

O trabalho das câmaras temáticas é fruto da retomada do Conselho Metropolitano, que voltou a se reunir em agosto após quase quatro anos. A reativação ocorreu após uma série de encontros promovidos no primeiro semestre pelo Consórcio ABC, em parceria com os demais quatro consórcios públicos da Grande São Paulo, com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura da Capital.

Criado em 2011, o Conselho de Desenvolvimento tem como objetivo formular e articular políticas públicas para o desenvolvimento de toda a Região Metropolitana.

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 02/05/2024 15:47:10