Sexta-feira, 03 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Sábado, 11 de Novembro de 2023

Governo federal inicia planejamento de agricultura urbana e familiar de 2024 no Grande ABC

Plenária sobre o tema foi realizada hoje, em Mauá

O Grande ABC recebeu na tarde deste sábado (11/11) a primeira etapa de uma série de plenárias que serão realizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no estado de São Paulo. O objetivo destas reuniões é realizar discussões e coletar informações para elaborar o planejamento da pasta federal de 2024.

O encontro ocorreu no auditório da Faculdade Mauá (Fama), a partir das 14h, e contou com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Formaram a mesa de abertura do evento o superintendente do MDA em São Paulo, Enio Aparecido Mota, o deputado estadual Rômulo Fernandes e o diretor técnico operacional da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), José Lourenço Pechtoll.

A iniciativa divulgou as principais políticas públicas desenvolvidas pela pasta federal. Além das apresentações do ministério, o evento abriu espaço para ouvir experiências e demandas da sociedade civil, coletivos, movimentos, gestores públicos, universidades e outras instituições da região.

Representaram o Consórcio ABC o diretor Administrativo e Financeiro, Vitor Hugo Rossini, e a coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio ABC Lívia Rosseto.

“Escolhemos o Grande ABC para esta primeira etapa porque a região tem histórico importante em discussões de políticas públicas e carrega a mística da luta operária no Brasil. Levantamos aqui as principais demandas da região sobre este tema. Isso vai balizar nossas ações a partir de 2024. Esses debates vão ajudar a gente a desenhar como a agricultura urbana e periurbana contribui para tirarmos o Brasil do mapa da fome”, comentou o superintendente do MDA em São Paulo.

O deputado estadual Rômulo Fernandes ressaltou a importância deste tipo e evento. " Este é um tema intersetorial, 84% da população brasileira moram em centros urbanos, e sabemos que a grande produção de alimentos do país visa exportação. Então, se não fizemos essa discussão em grandes centros, não faz sentido. Hoje é dia de escutarmos e conhecermos as experiências exitosas para depois replicá-las”, acrescentou o parlamentar.

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 02/05/2024 15:47:10