Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 01 de dezembro de 2023 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Sext
01/12
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 20 °C
Índice UV
13.0
Sáb
02/12
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0
Domi
03/12
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 20 °C
Índice UV
13.0
Segu
04/12
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 22 °C
Índice UV
13.0

Administração - Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Enel pede 30 dias para esclarecer questionamentos do Consórcio ABC

Entidade regional solicita à concessionária explicações sobre o apagão que afetou a região no início deste mês


Enel pede 30 dias para esclarecer questionamentos do Consórcio ABC

A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Grande ABC, respondeu o ofício do Consórcio Intermunicipal Grande ABC pedindo 30 dias para informar qual foi a dimensão real do “apagão” registrado a partir do dia 3 de novembro nas cidades da região e qual o plano de ações da empresa em caso de eventos semelhantes no futuro.


Segundo a concessionária, o evento climático extremo ocorrido causou danos severos à infraestrutura das cidades atendidas, com forte impacto sobre a rede elétrica, o que comprometeu o fornecimento de energia de aproximadamente 2 milhões de clientes.

 

“Considerando as proporções e o impacto do evento, há uma demanda extraordinária de depuração das informações, com grande volume de registros que precisam ser tratados. Todas as informações geradas pela distribuidora devem seguir critérios estabelecidos em regulamentos específicos, que precisam ser depurados e formatados, cujo prazo regulamentar é de 30 dias para o envio”, justifica a Enel em seu ofício.

 

No entanto, o Grupo de Trabalho (GT) Procon Regional, que reúne os Procons dos municípios consorciados, avaliou o pedido da concessionária e entende que a devolutiva da Enel deve ser feita dentro de um prazo mais curto.

 

“A solicitação de concessão do prazo adicional de 30 dias vai de encontro ao próprio objetivo da notificação, que visa a adoção de medidas urgentes com o fim de amparar a população residente do Grande ABC, assim como evitar futuros outros eventos similares. Isso posto, derradeiramente e em caráter de exceção, concede-se o prazo de 15 dias corridos para a apresentação das respostas aos questionamentos previamente formulados”, diz a resposta do GT Procon Regional em ofício.

 

Para o secretário-executivo do Consórcio ABC, Mario Reali, a abertura de diálogo com a concessionária é um bom sinal. “Se a Enel já se manifestou favorável em atender nossos questionamentos, já é um primeiro passo para sabermos a dimensão do impacto da falha no fornecimento da energia na região. Mas entendemos que é preciso um prazo mais ágil para este retorno com o detalhamento do episódio”, afirmou.

 

Como a empresa se dispôs a fornecer dados sobre o “apagão”, o Consórcio ABC irá aguardar a reposta da Enel para depois notificar os órgãos responsáveis por fiscalização do serviço, como Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ministério Público e Defensoria Pública.

 

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

173 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 30/11/2023

Portal atualizado em: 01/12/2023 15:56:35

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.