Domingo, 05 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Sexta-feira, 17 de Novembro de 2023

Consórcio ABC e UFABC debatem gestão e governança na Grande SP

Entidade regional e instituição de ensino preparam evento em dezembro para reforçar discussão e planejamento na Região Metropolitana

Consórcio ABC e UFABC debatem gestão e governança na Grande SP

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Universidade Federal do ABC (UFABC) reforçam a discussão sobre o planejamento metropolitano, incluindo a necessidade de avançar em temas como gestão de serviços públicos e governança.

A entidade regional e a instituição de ensino trabalham na organização de um evento em dezembro para aprofundar o tema. O objeto é destacar como a retomada da agenda metropolitana é fundamental para resolver problemas e desafios que precisam da articulação entre o Governo do Estado e os municípios.

Para tratar da organização do encontro, o secretário-executivo da entidade regional, Mário Reali, e o diretor de Programas e Projetos, João Ricardo Guimarães Caetano, receberam o professor Jeroen Klink, do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS-UFABC).

O secretário-executivo do Consórcio ABC ressaltou que o evento vai apresentar ao Governo do Estado propostas para melhorar a estrutura de governança.

“Questões como integração tarifária, drenagem e gestão de resíduos sólidos, entre outras, precisam de uma estrutura de governança metropolitana. A união de esforços e experiências é fundamental para darmos respostas concretas para as demandas da nossa população”, afirmou Reali.

No segundo semestre deste ano, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo retomou suas atividades, após quase quatro anos. A reativação ocorreu após uma série de encontros promovidos neste ano pelo Consórcio ABC, em parceria com os demais quatro consórcios públicos da Grande São Paulo, com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura da Capital.

O Conselho de Desenvolvimento reúne os 39 municípios da Grande São Paulo com o objetivo formular e articular políticas públicas para o desenvolvimento de toda a Região Metropolitana.

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 03/05/2024 15:40:03