Sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Grande ABC abre seleção de professores para programa regional de qualificação de jovens

Inscrições ficam abertas até o dia 7 de março deste ano

O edital para seleção de docentes que irão ministrar aulas no programa regional de qualificação de jovens de baixa renda foi aberto pela Universidade Federal do ABC (UFABC) nesta semana. O programa é fruto de uma parceria entre a instituição de ensino, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Está aberta a seleção de profissionais para atuação como docente nos cursos de Condutor (a) de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental e Auxiliar em Geoprocessamento. As inscrições ficam abertas até as 23h59 do dia 7 de março de 2024 e devem ser feitas pelos links https://levantamento.ufabc.edu.br/index.php/35386?lang=pt-BR e https://levantamento.ufabc.edu.br/index.php/94412?lang=pt-BR, onde também é possível conferir quais os requisitos necessários para participar do programa como professor.

O projeto é resultado de trabalho conjunto do Consórcio ABC, que articulou o programa e irá apontar a demanda de alunos; UFABC, que utilizará de seu suporte científico, técnico e tecnológico para ministrar as aulas; e MTE, que irá repassar o recurso para custeio do programa.

Serão ofertados cursos de ajudante de eletricista, eletricista de instalações, instalador (a) de sistemas fotovoltaicos, operador(a) de sistemas de informática, guia florestal, guia de turismo especializado em atrativo turístico e produtor cultural. Cada beneficiário receberá uma bolsa-permanência de R$ 300 enquanto estiver participando do programa – cada curso terá duração de quatro meses.

Terão prioridade para inscrição no programa públicos pertencentes ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), programas de transferência de renda, encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) das respectivas cidades, ou atendidos por políticas públicas que visem diminuir a desigualdade do acesso à renda.

Também se enquadram no público-alvo Pessoas Com Deficiência (PCD), em situação de vulnerabilidade ou de refúgio; pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas; egressos do sistema prisional ou que estejam em cumprimento de medida socioeducativa; mulheres com foco na superação de violência doméstica; e estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Foto: Aline Veridiano/UFABC

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024