Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Chuvas Isoladas
Máx 24 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Educação - Segunda-feira, 01 de Abril de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Grande ABC terá primeira turma de programa nacional de qualificação profissional de jovens

Programa Manuel Querino foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (1/4)


Grande ABC terá primeira turma de programa nacional de qualificação profissional de jovens

O Grande ABC recebeu nesta segunda-feira (1/4) o lançamento nacional do Programa Manuel Querino, projeto que oferece qualificação social e profissional a jovens entre 16 e 29 anos. A região receberá a primeira turma do programa no país.

 

A iniciativa oferece 3.750 vagas, com bolsa mensal no valor de R$ 300,00 para jovens, sendo 1950 vagas no primeiro semestre para os cursos de Eficiência Energética (eletricista de sistema de energias renováveis); Turismo (condutor de turismo em unidades de conservação ambiental local e condutor de turismo em espaços culturais locais) e Produção Cultural (agente e assistente de produção).

 

"Agradeço todo empenho do Grande ABC em ter a primeira turma deste programa no Brasil. Começa aqui, mas temos outros 25 projetos do tipo espalhados pelo país", afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, durante a cerimônia de lançamento, realizada no Teatro Claro Nunes, em Diadema.

 

A realização dos cursos é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que no Grande ABC. O projeto está sendo implementado em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que articulou a implementação do projeto, e a Universidade Federal do ABC (UFABC), que irá ministrar as aulas.

 

"Sem dúvidas este é um programa que trará impacto social e econômico muito grande, que tem como perspectiva inserir jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Mais do que isso, é colocar esses jovens no caminho da Educação, e este é um esforço diário", comentou o reitor da UFABC, Dacio Matheus.

 

O público-alvo consiste em integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, moradores em áreas de vulnerabilidade social e pessoas que se encontrem em situação de risco pessoal e social. Para a inscrição no processo seletivo, os candidatos deverão ter Ensino Médio concluído ou estarem matriculados no ensino regular de Educação Básica (Fundamental ou Médio) ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), em qualquer época do ano letivo.

 

"Este programa é para os jovens ganharem um incentivo a estudar e terem uma profissão. O conhecimento é inesgotável, quando você começa a aprender algo, sempre quer mais. Então, o que a gente quer é a Educação transformado cidadãos, dando visibilidade social e conteúdo. Assim, construiremos uma sociedade melhor", disse o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.  

 

O curso será presencial com aulas de segunda a quinta entre março e agosto e de agosto a novembro. O programa conta com carga horária diária de três horas, totalizando 200 horas. Serão 51 turmas distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite nos municípios do Grande ABC.

O programa foi lançado em novembro de 2023 com a meta alcançar 100 mil trabalhadores, integrando oficialmente o Sistema Nacional de Emprego (Sine), a partir de março. A iniciativa está estruturada em um sistema de quatro modalidades: qualificação social e profissional; passaporte qualificação; certificação profissional; e fomento a estratégias de geração de emprego e renda.

 

"Esse programa dará muitas oportunidades e abrirá muitos caminhos para nós, jovens de periferia do Grande ABC", disse Naomi de Souza William, que está inscrita para o curso de eletricista de sistemas renováveis. "Estou muito ansiosa para começar".

 

Homenagem

 

O nome do programa de qualificação profissional é uma homenagem ao escritor abolicionista baiano, Manoel Querino, nascido em 28 de julho de 1851. Ele foi responsável pela fundação de uma das primeiras cooperativas de trabalhadores da construção civil do Brasil, a Liga Operária Baiana.

 

Como pensador que se debruçou na valorização da cultura africana na Bahia, Querino foi responsável pelos primeiros registros antropológicos existentes no estado, além de ter criado o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, do qual foi membro fundador até o seu falecimento, em 14 de fevereiro de 1.923.

 

 

Foto: Dino Santos/PMD

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

199 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 18/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.