Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 13 de junho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
12/06
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0
Quin
13/06
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0
Sext
14/06
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0
Sáb
15/06
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0

Educação - Quinta-feira, 11 de Abril de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC alinha investimentos na Educação em reunião com ministro

Reunião realizada na quinta-feira (10/4) tratou de projetos para a região com o Governo Federal


Consórcio ABC alinha investimentos na Educação em reunião com ministro

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, órgão que representa as prefeituras da região, dá andamento à articulação por investimentos do Governo Federal para a Educação do Grande ABC. Nesta quinta-feira (10/4), o presidente da entidade regional e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, se reuniu com o ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar do tema.

 

O encontro abordou duas pautas regionais. Uma delas é a implementação de duas unidades do Instituto Federal (IF) no Grande ABC, uma em Mauá e outra em Diadema. O IF é composto por instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Todos os cursos são gratuitos.

 

A chegada de duas unidades na região, anunciada oficialmente em março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em evento realizado em Brasília. “Esta é uma demanda antiga da nossa região e que foi atendida pelo Governo Federal. É um grande ganho para os jovens das nossas cidades, que terão ensino gratuito e de qualidade”, explicou Filippi. “Tratamos com o ministro os próximos passos destas duas unidades”, complementou o presidente do Consórcio ABC.

 

Outra pauta da reunião foi a inclusão do curso de Pedagogia às disciplinas oferecidas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). No fim do mês passado, a proposta foi contemplada no novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade, previsto para os próximos 10 anos.

 

Com essa perspectiva, agora será instituído um grupo técnico entre Consórcio ABC - via Grupo de Trabalho (GT) Educação - e UFABC para constituição do curso, que envolve as disciplinas ministradas, a necessidade de contratação de professores e até mesmo planejar a necessidade de ampliação física dos campi (Santo André e São Bernardo) para acolher os novos alunos.

 

“O primeiro passo foi dado, agora precisamos avançar nas tratativas junto ao MEC para efetivarmos esta grande conquista para nossa região, que deve qualificar ainda mais o ensino público do Grande ABC”, afirmou o presidente do Consórcio ABC.

 

Além de Filippi e do ministro Camilo Santana, participaram da reunião também da coordenadora do GT Educação do Consórcio ABC e secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches; o reitor da UFABC, Dácio Matheus; o secretário de educação superior do MEC, Alexandre Brasil Fonseca; e a pró-reitora de Graduação da UFABC, Fernanda Graziella Cardoso.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

239 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 07/06/2024

Portal atualizado em: 11/06/2024 12:54:37

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.