Segunda-feira, 29 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Quinta-feira, 11 de Abril de 2024

Grande ABC inicia trabalhos para ter o primeiro Observatório Regional de Políticas Educacionais do Brasil

Projeto é coordenado pela UFABC e pelo Consórcio ABC

O Grande ABC iniciou trabalhos para implementar o Observatório Regional de Políticas Educacionais da região, o primeiro do gênero no país. Na quarta-feira (10/4), foi realizada a primeira reunião pública do projeto. A iniciativa é coordenada pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com financiamento do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (PPPP/Fapesp).

O objetivo do projeto é promover um novo ciclo de planejamento, monitoramento e avaliação participativos dos planos de Educação dos municípios, orientada à melhoria da qualidade, à democratização de oportunidades educacionais e à gestão democrática, mediante articulação territorial das políticas educacionais das cidades da região.

Coordenador da pesquisa pela UFABC, o professor Salomão Barros Ximenes apresentou a proposta do projeto, as entidades parceiras e os bolsistas selecionados para apoiar os trabalhos.

A mesa de apresentação do projeto foi composta também por Juliana Cavasini da Silva, coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio ABC; Ana Clara Tomaz Carneiro, coordenadora do Observatório de Educação da Prefeitura de Diadema; Karen Aparecida Silveira, do Fórum Regional de Educação do Grande ABC (FRE); Sérgio Stoco, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Claudia Bandeira, da Ação Educativa.

Após a apresentação, os participantes foram divididos em 12 grupos temáticos para um primeiro ensaio de organização e definição das agendas de pesquisa e de trabalho, incluindo Educação Infantil, Ensinos Fundamental, Médio e Superior; Educação de Jovens e Adultos (EJA), financiamento da Educação, entre outros.

Em maio, o Consórcio ABC receberá uma reunião geral dos participantes da pesquisa para apresentação dos temas discutidos pelos grupos temáticos e para planejamento das próximas etapas da pesquisa.

A iniciativa está prevista no Plano Regional de Educação do Grande ABC (PRE 2016-2026), e conta com parceira da Universidade Federal de SP (Unifesp), Universidade de São Paulo (USP), Fórum Regional de Educação do ABCDMRR, Ação Educação e secretarias municipais de Educação da região.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38