Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Segunda-feira, 29 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Segu
29/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Terç
30/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Quar
01/05
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Quin
02/05
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 23 °C
Índice UV
7.0

Saúde - Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Aumento de demanda por atendimento faz Consórcio ABC solicitar apoio do Estado na Saúde

Com alta de casos de dengue e síndromes gripais, municípios registram aumento na procura por pronto-atendimento


Aumento de demanda por atendimento faz Consórcio ABC solicitar apoio do Estado na Saúde

Após reunião mensal dos prefeitos de abril, realizada na manhã desta terça-feira (16/4), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que representa as prefeituras da região, decidiu solicitar auxílio do governo estadual para desafogar o sistema de saúde dos municípios, que estão sobrecarregados devido à alta de casos de dengue e outras síndromes virais.

 

“Estamos acompanhando diariamente a situação das unidades de saúde municipais. Todas elas estão indicando aumento preocupante no atendimento de nossas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-Socorros (PSs), algo em torno de 80% acima da demanda normal para o período”, explicou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.

 

Os dados da situação dos PSs da região foram apresentados aos prefeitos pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio ABC, que reúne as secretarias de Saúde das cidades consorciadas. Segundo dados das prefeituras, a sobrecarga no sistema de urgência e emergência não está restrita apenas a pacientes com sintomas e diagnóstico da dengue, mas há alta procura de atendimento para sintomas de Covid-19 e Influenza, principalmente casos em crianças.

 

“Após a apresentação da situação, chegamos a um consenso de fazer uma solicitação ao Governo do Estado para que haja reforço nos dois hospitais estaduais da região (Mário Covas, em Santo André, e Serraria, em Diadema), e, quem sabe, mobilizar recursos humanos para que a gente possa atender essa alta demanda”, pontuou Filippi.

 

A proposta do Consórcio ABC é solicitar que o governo estadual realize liberação de leitos nos dois hospitais estaduais da região citados para que, assim, a rede de urgência e emergência, sob gestão municipal, tenha suporte e consiga desafogar a demanda.

 

O pedido será formalizado por meio de ofício ao governador Tarcísio de Freitas. “Ao mesmo tempo, entrarei em contato com o secretário de Saúde do Estado (Eleuses Paiva) para ver se conseguimos um dinamismo maior para dar suporte às secretarias municipais de Saúde aqui do ABC”.

 

Além da busca por auxílio na Saúde, o Grande ABC também solicita ao governador uma agenda multissetorial, para falar de diversas outras demandas das cidades da região. O diálogo por este encontro já foi iniciado com o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.

 

“Se o governador não puder vir ao ABC para uma reunião com todos os prefeitos, nós tentaremos uma agenda com ele lá no Palácio dos Bandeirantes”, afirmou Filippi.

 

Decreto de emergência

 

Mais uma cidade do ABC irá seguir a orientação regional e decretar estado de emergência para a dengue. É o caso de Rio Grande da Serra, que era a única prefeitura consorciada que não tinha acompanhado o entendimento regional para esta questão. Até então, haviam tomado tal decisão os municípios de Santo André, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires.


Diante do cenário exposto reunião mensal do Consórcio ABC sobre o aumento da demanda de atendimentos, a prefeita Penha Fumagali também decidiu seguir a decisão regional.
 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

192 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 29/04/2024 18:55:00

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.