Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 13 de junho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
12/06
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0
Quin
13/06
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0
Sext
14/06
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0
Sáb
15/06
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0

Planejamento e Finanças - Segunda-feira, 20 de Maio de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Grande ABC debate futuro resiliente e sustentável com universidades da região e internacionais

Atividade contou com um painel com temas relevantes para o futuro da região


Grande ABC debate futuro resiliente e sustentável com universidades da região e internacionais

Universidades, movimentos sociais e sindicais, sociedade civil, representantes do setor público e iniciativa privada se reuniram na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, na última sexta-feira (17/5), para o encontro regional do projeto “ABC Para Onde Vamos?”. Na ocasião, foi debatido o futuro resiliente e sustentável da região através de um processo de escuta e articulação regional em torno de demandas territoriais.

 

Na abertura, participou o reitor da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), Leandro Prearo, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, a vice-reitora da Universidade Federal do ABC (UFABC), Mônica Schröder, a representante das Promotoras Legais Populares de Santo André, Malu Monteiro Canale e, de forma virtual, a secretária-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, Verena Hitner Barros.

 

Em seguida, o painel “A Agenda do desenvolvimento sustentável: soluções, desafios e oportunidades para a resiliência local no Grande ABC” contou com a participação de Daniel Vaz (USCS), na coordenação e na apresentação do projeto entre as universidades, da professora Marta Marcondes (USCS), que detalhou sobre a proteção de mananciais e represa Billings, de Ednilson Ferreira dos Santos (Semasa), apresentando a gestão dos resíduos Sólidos e as perspectivas para a região, de Clóvis Girardi (UFABC), no tema da mobilidade urbana e planejamento territorial e do Luís Paulo Bresciani (DIEESE - FGV/SP), detalhando sobre Indústria, inovação e sustentabilidade.

 

O painel serviu para subsidiar as pessoas presentes para as mesas de debate, que ocorreram na sequência. Divididos em grupos, os participantes debateram cada tema apresentado, tornando possível o processo de escuta e formulando as demandas que serão apresentadas no relatório final do projeto, que tem duração prevista até julho de 2026 e ocorre de forma simultânea no Brasil, Guatemala e Colômbia.

 

O reitor da USCS, Leandro Prearo, destacou a participação dos diversos atores no debate. “Os grandes projetos se consolidam quando a gente tem universidade, setor privado, terceiro setor, setor público, comunidade, movimento sindical. Quando todos se unem em prol de um objetivo, as coisas caminham”, comentou Prearo.

 

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, falou sobre a necessidade da participação das pessoas na construção do projeto. “Quando pensamos todas essas transições que vivemos, precisamos incluir as pessoas, ou estamos fora do futuro do planeta. Como serão os impactos de todas as transformações energéticas, ambientais e tecnológicas na vida das pessoas, e como os diversos atores precisam agir e convergir, é isso que estamos pensando hoje”, comentou.

 

Também foi realizada a assinatura de termo de cooperação entre a Agência GABC, Consórcio ABC, USCS e projeto internacional “Fortalecimento de Capacidades para a Resiliência Local”, assim como uma apresentação final dos grupos com as principais demandas, propostas e encaminhamentos.

 

Além da USCS, realizam o projeto a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - (FLACSO/sede em Guatemala) e a Universidad Metropolitana (Colômbia), com financiamento da Agência Norueguesa para a Cooperação e Intercâmbio (Norec) e apoio da Agência GABC, Consórcio ABC e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

 

 

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC)

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

153 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 07/06/2024

Portal atualizado em: 11/06/2024 12:54:37

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.