Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Domingo, 14 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Domi
14/07
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 13 °C
Índice UV
5.0
Segu
15/07
Parcialmente Nublado
Máx 20 °C
Min 13 °C
Índice UV
5.0
Terç
16/07
Parcialmente Nublado
Máx 20 °C
Min 12 °C
Índice UV
5.0
Quar
17/07
Parcialmente Nublado
Máx 22 °C
Min 12 °C
Índice UV
5.0

Administração - Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Grande ABC apresenta ao Estado demandas da região para Saúde e Segurança

Consórcio Intermunicipal Grande ABC protocolou ofício em reuniões com o governo estadual


Grande ABC apresenta ao Estado demandas da região para Saúde e Segurança

Buscando melhorias para duas áreas muito importantes, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, órgão que representa as prefeituras da região, apresentou ao Estado as demandas dos municípios para a Saúde e Segurança em dois encontros com integrantes do governo estadual.

 

Na tarde desta quarta-feira (19/6), uma comitiva do Grande ABC foi à Secretaria Estadual da Saúde, na Capital, onde tiveram uma reunião com a secretária-executiva da pasta, Priscilla Reinisch Perdicaris.

 

Participaram do encontro a vice-presidente do Consórcio ABC e prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli; os prefeitos de Mauá, Marcelo Oliveira; e de Ribeirão Pires, Guto Volpi; além dos secretários de Saúde de Diadema, Zé Antônio; de Mauá, Kátia Vital Navarro Watanabe;de Ribeirão Pires, Luiz Carlos Perlatt; de Rio Grande da Serra, Luís Fernando Pinotti Silva; de Santo André, Acácio Miranda; e do secretário-executivo da entidade regional, Aroaldo Oliveira.

 

O Consórcio ABC entregou um ofício com as demandas locais para a Saúde, como expansão da Tabela SUS Paulista; aumento da cooperação financeira para a Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires (Apraespi); repasse de recursos financeiros estaduais para auxiliar no custeio do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini; substituição dos convênios no âmbito estadual pelo repasse regular de recursos para os hospitais municipais que atendem o Grande ABC.

 

Também constam na pauta da Saúde a redistribuição de recursos para aumento do número de cirurgias eletivas na região; integração e interoperabilidade de sistema da Central de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) com os principais sistemas do SUS (e-SUS e AGHU) e com o SUS Digital; implementação da Regulação Regional e retomada do projeto para implantação do Complexo Regulador Regional; e cofinanciamento dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samus) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

 

"Esse é o papel do Consórcio ABC, reunir as demandas dos nossos municípios e articular com os governos estadual e federal apoio para os projetos da região. Desta vez, solicitamos apoio do Estado para essas duas áreas tão importantes e sensíveis, que são Saúde e Segurança", afirmou a vice-presidente do Consórcio ABC, Penha Fumagalli.

 

Segurança Pública

 

Já na tarde de terça-feira (18/6), a reunião foi com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), na sede da pasta, também na Capital, para levar ao governo estadual um ofício formalizando as principais demandas da região para a área.

 

O documento foi entregue pelo secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, que foi recebido pelo assessor da pasta, o tenente-coronel PM Clodoaldo Cordesco Araújo, responsável por recepcionar demandas dos municípios.

 

A pauta regional foi fechada em reunião realizada semana passada no Consórcio ABC, que reuniu a direção da entidade, os secretários municipais das cidades consorciadas e o comando da Polícia Militar na região e das Guardas Civis Municipais (GCMs).

 

Dentre as demandas apresentadas pela região, estão a articulação com o Estado para doação de armas do governo estadual para as GCMs. O representante da SSP informou que cinco das sete cidades (Santo André, São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) já estão na lista para receber o próximo lote de armamentos que for liberada.

 

Outra pauta foi iniciar o diálogo para a criação de um Observatório Regional de Segurança. A proposta é levar o modelo deste equipamento que já existe em Diadema para as outras cidades, criando uma integração entre as cidades no monitoramento das estatísticas criminais em tempo real.

 

Outros temas também foram abordados, como possíveis investimentos para compra de uniformes e equipamentos para as GCMs; reforço no efetivo das Polícias Militar e Civil na região; adesão dos municípios ao programa Muralha Paulista; e participação do Estado no diálogo sobre fortalecimento da indústria da Segurança da região por meio de fomento de um Arranjo Produtivo Local (APL).
 

"Foi uma reunião muito produtiva, em que saímos com deliberações importantes sobre todas as demandas que apresentamos. A SSP se colocou à disposição da região para ações conjuntas com o foco na diminuição da criminalidade", afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

180 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 12/07/2024 11:41:31

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.