.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Modelo implementado em Ribeirão Pires tem servido de referência para demais cidades da região
O Grande ABC inaugurou, nesta quinta-feira (31/7), sua segunda clínica de cannabis medicinal. Iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da Associação Terapêutica Cannabis Medicinal Flor da Vida, o Espaço de Cannabis Medicinal Flor da Vida de São Bernardo do Campo, localizado nos fundos da sede da entidade sindical.
O debate regional sobre o tema já ocorre desde 2023 dentro da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com discussões em conjunto com empresas, universidades e movimentos sociais. No âmbito do poder público, o assunto tem sido articulado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
O novo espaço em São Bernardo tem como objetivo promover saúde e bem-estar por meio de terapias alternativas e tratamentos à base de cannabis medicinal. A iniciativa foi idealizada pela Comissão de Metalúrgicos do ABC com Deficiência.
Em março deste ano, a Prefeitura de Ribeirão Pires inaugurou a primeira clínica pública de cannabis medicinal do Brasil, tornando-se referência nacional para o assunto e exemplo para as demais cidades do Grande ABC. O espaço também foi implementado em parceria com a Associação Terapêutica Flor da Vida.
O vice-presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, participou da cerimônia de inauguração e destacou o pioneirismo da região neste tema.
“Ribeirão Pires foi pioneira e está mostrando, na prática, a importância da implantação do tratamento com cannabis medicinal. É um motivo de muito orgulho, pois representa saúde e bem-estar para quem precisa e nos torna referência entre diversos países das Américas. Com a inauguração da nova sede da Flor da Vida em São Bernardo do Campo, colocamos também a região como referência no Brasil quando se trata de cuidado por meio do cannabis medicinal”, destacou Guto Volpi.
O evento de inauguração do espaço em São Bernardo do Campo contou também com a presença do secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico, do secretário de Coordenação Governamental de São Bernado, Fábio Prado, e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges.
“A inauguração em São Bernardo da segunda clínica de cannabis medicinal do Grande ABC é um importante passo para consolidar essa política e levar este serviço para as outras cidades da nossa região”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC.
Sobre o canabidiol
O canabidiol é recomendado para vários tipos de tratamento. No entanto, a evidência científica mais confiável é por sua eficiência em enfermidades mais graves como síndromes de epilepsia infantil e as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut (LGS). Isso ocorre porque, normalmente, estes pacientes não respondem aos medicamentos anticonvulsivantes convencionais. Em vários estudos, o medicamento à base de cannabis foi capaz de reduzir o número de convulsões e, em alguns casos, interrompê-las completamente.
Doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, além de outras mais comuns, como a depressão, ansiedade, insônia, dores e estresse, também podem ser amenizadas ou mesmo curadas com um uso do canabidiol.