.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Assistência Social e Direitos Humanos - Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC fortalece inclusão com oficina regional sobre dados de pessoas com deficiência

Gestores do Grande ABC participam de encontro que apresentou dados atualizados e ferramentas do IBGE


Consórcio ABC fortalece inclusão com oficina regional sobre dados de pessoas com deficiência

O Grande ABC deu mais um passo para aprimorar as políticas de inclusão. Gestores e técnicos das sete cidades participaram, na quarta-feira (26/11), de uma oficina promovida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para compreender e aplicar de forma estratégica os dados sobre pessoas com deficiência levantados pelo Censo Demográfico e por outras pesquisas da instituição.

 

Mais do que apresentar números, o encontro orientou os participantes a interpretar cenários, reconhecer desigualdades e identificar onde as políticas municipais podem gerar maior impacto. A atividade foi conduzida por Luanda Chaves Botelho e Pedro Elgaly, especialistas do IBGE, que compartilharam conhecimentos técnicos e ferramentas digitais que podem ser usadas para transformar estatísticas em ações direcionadas para a população.

 

A programação abordou temas relacionados às pesquisas do IBGE sobre pessoas com deficiência, aspectos técnicos do Censo e indicadores sobre condições de vida dessa população, com ênfase em educação, características dos domicílios e infraestrutura do entorno.

 

Os palestrantes também apresentaram plataformas digitais do IBGE e as possibilidades de estudos a partir da divulgação de microdados. A análise de dados com recortes regionais — considerando idade, gênero, tipo de deficiência, escolaridade e características das moradias — permite que municípios planejem políticas públicas alinhadas aos perfis reais da população.

 

Além disso, os indicadores contribuem para identificar vulnerabilidades específicas, como barreiras de acesso à educação, acessibilidade residencial, apoio social e serviços de saúde. A partir dessas evidências, é possível priorizar áreas de intervenção e desenvolver ações mais precisas e inclusivas.

 

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva, destacou a importância da parceria com o IBGE para fortalecer o desenvolvimento de políticas regionais voltadas à garantia de direitos.

 

“A produção e o uso qualificado das informações do IBGE são fundamentais para que possamos construir políticas públicas mais eficazes e alinhadas às necessidades reais da população com deficiência. O trabalho integrado dos municípios fortalece nossa capacidade de promover inclusão e garantir direitos”, afirmou.

 

Fotos: Divulgação/Consórcio ABC

62 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.