.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Transformação institucional impulsiona planos integrados e ampliação da articulação federativa
A década iniciada em 2010 representou para o Consórcio Intermunicipal Grande ABC a transição de um estágio de articulação e construção para uma fase de efetivo protagonismo regional. Com a transformação em consórcio público, naquele ano, a entidade passou a ter nova natureza jurídica, ampliando sua capacidade de firmar convênios, captar recursos e executar projetos de maior escala para os sete municípios.
Nesse período, a elaboração e a implementação de planos regionais estratégicos se consolidaram como pilares centrais da atuação da entidade. Em 2013, foi entregue o primeiro Plano Plurianual Regional Participativo (2014–2017), construído com ampla consulta pública e participação das comunidades do Grande ABC. O documento estruturou cinco macrodesafios: infraestrutura regional, qualificação urbana e ambiental, diversificação econômica, inclusão social e fortalecimento institucional.
A partir desse PPA Regional, o Consórcio ABC avançou na construção de outros instrumentos fundamentais para o desenvolvimento integrado do território, como os planos regionais de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, de Educação, de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, de Habitação, de Mobilidade Urbana e de Macro e Microdrenagem. Esses planos passaram a orientar investimentos municipais e ações conjuntas, fortalecendo o planejamento de médio e longo prazo. Além disso, Plano Diretor Regional elaborado pela entidade tornou-se referência para os Planos Diretores Municipais, estimulando uma visão compartilhada da organização urbana e territorial.
Ainda ao longo da década, a entidade reforçou sua capacidade de investimento por meio da captação de recursos federais. O Consórcio ABC foi contemplado em 2014 com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio do repasse de recursos para 21 projetos funcionais e básicos de engenharia para a requalificação de corredores preferenciais para transporte.
Outro avanço importante consolidado nesse período foi a articulação para a descentralização da Farmácia de Alto Custo na região em 2019. Antes restrito a Santo André, o serviço passou a funcionar também em São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Graças à atuação conjunta do Consórcio ABC junto ao Governo do Estado, foi ampliado o acesso da população aos medicamentos especializados, reduzindo deslocamentos e garantindo maior comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida reforçou a capacidade da entidade em promover soluções articuladas que impactam diretamente a qualidade de vida dos moradores.
Fortalecimento da governança regional e da atuação técnica
A combinação entre planejamento estratégico e execução prática reforçou a identidade do Grande ABC como um território que pensa e age de forma integrada — para além dos limites municipais. O Consórcio ABC ampliou sua atuação técnica com a criação de grupos de trabalho e comitês temáticos, fortalecendo a capacidade de formulação de projetos e de captação de recursos externos.
A entidade se consolidou também como espaço permanente de diálogo federativo e participação social, com assembleias mensais, fóruns regionais e audiências públicas que reforçaram a transparência, a democracia participativa e a governança compartilhada.
Já no fim da década, o Consórcio ABC exerceu papel decisivo na resposta regional à pandemia de Covid-19, coordenando ações integradas entre as prefeituras nas áreas de saúde, segurança e vacinação. Essa atuação demonstrou a eficácia da gestão consorciada e preparou o terreno para o protagonismo nacional no período seguinte da história da entidade.