Quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Cultura - Segunda-feira, 04 de Julho de 2016

Turismo Industrial prepara congresso no ABC

Assembleia de prefeitos discute também inclusão da produção regional do cambuci nos roteiros desenvolvidos

Turismo Industrial prepara congresso no ABC

Os roteiros do Turismo Industrial, atualmente desenvolvidos em São Bernardo do Campo e com planos de expansão para as demais cidades do ABC, poderão envolver também ações com produtores do cambuci como atrativo adicional. A proposta foi apresentada na manhã de hoje (4), durante assembleia mensal de prefeitos da região.

O projeto acompanha a repercussão positiva do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur, realizado entre 13 de abril e 29 de junho nos municípios de Santo André, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, cujo balanço destacou a participação de 65 mil pessoas em 12 dias de festas, com movimentação estimada em R$ 900 mil. Ao todo, o evento consumiu 3 toneladas do fruto e envolveu 55 produtores regionais.

“Tivemos uma participação intensa de público e organizadores envolvidos. E temos planos de inserir o cambuci dentro do projeto de Turismo Industrial”, disse o coordenador do Grupo de Trabalho Turismo do Consórcio, Fernando Bonisio. Além de incluir nos roteiros acesso aos itens feitos artesanalmente com o fruto típico da Mata Atlântica, a ideia é envolver também atividades ligadas ao cultivo e produção do cambuci, bem como visitas a produtores. Uma das sugestões é a Cervejaria Balmann, de Santo André, vencedora do Concurso Gastronômico do Circuito, na categoria Bebidas, com a “Cerveja com Cambuci”.

O 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur foi concebido pelo GT Turismo do Consórcio em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, braço tático operacional para questões relacionadas ao desenvolvimento regional. O objetivo foi impulsionar o cambuci como produto turístico, capaz de alavancar essa cultura gastronômica e a geração de renda para os moradores. A iniciativa unificou festejos que já eram realizados nos três municípios participantes. Para 2017, São Bernardo do Campo já anunciou sua adesão ao circuito, por orientação do prefeito da cidade e presidente do Consórcio, Luiz Marinho.

Congresso de Turismo Industrial

Também como ação ligada ao Desenvolvimento Econômico e Turismo, os prefeitos debateram os preparativos para o Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, que acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, no Senac de São Bernardo do Campo (Avenida Senador Vergueiro, 400). O evento, também promovido pelo Consórcio e pela Agência de Desenvolvimento, reunirá experiências regionais, como as que vêm sendo desenvolvidas com sucesso em São Bernardo desde 2013, bem como experiências internacionais, além de visitas monitoradas a indústrias locais.

O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, lembrou que o turismo industrial em curso no ABC tem recebido delegações de fora da região, de outros estados e até mesmo internacionais, com uma visão de crescimento e desenvolvimento turístico. “Creio que a nossa região, neste aspecto, tem potenciais ainda pouco explorados, partindo do turismo industrial, mas com a intenção de agir em conjunto a outros segmentos, como as belezas naturais, a represa Billings, a proximidade com as praias da Baixada, o turismo religioso e histórico. Todos que representam um potencial vasto de desenvolvimento no turismo”, disse.

Mutirão de crédito

Os prefeitos avaliaram, também, os resultados satisfatórios e os próximos passos do Mutirão de Crédito Orientado do Grande ABC, realizado pelo Sebrae Nacional, Sebrae SP, com apoio do Consórcio Intermunicipal e Agência de Desenvolvimento Econômico. O lançamento do mutirão, ocorrido no dia 17 de junho em São Bernardo do Campo, registrou a presença de 300 pessoas, totalizando aproximadamente 500 atendimentos a micro e pequenos empresários em busca de informações sobre a linha de crédito federal de R$ 5 bilhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), destinada ao financiamento de capital de giro.

Já estão definidas as novas datas de mutirões na região: dia 13 de julho em Rio Grande da Serra, dia 20 em Ribeirão Pires, dia 26 em Santo André, dia 9 de agosto em São Caetano do Sul, dia 16 em Diadema e dia 25 em Mauá.

Versão do sistema: 2.0.0 - 18/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 17:01:44