.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Saúde - Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC debate apoio e atenção às pessoas com diabetes na região

Entidade regional recebeu comitiva da Associação de Diabetes do ABC


 Consórcio ABC debate apoio e atenção às pessoas com diabetes na região

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu na semana passada uma comitiva da Associação de Diabetes do ABC (ADIABC) para uma reunião institucional voltada ao fortalecimento das políticas públicas regionais de atenção às pessoas com diabetes no Grande ABC.

 

O encontro contou com a presença do secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva, e do diretor de Programas e Projetos, Luiz Zacarias, do fundador e presidente da ADIABC, o endocrinologista Dr. Marcio Krakauer, entre outros integrantes da associação. 

 

Durante a reunião, representantes da ADIABC apresentaram dados atualizados sobre a população com diabetes na região, evidenciando o impacto da doença na rede pública de saúde e a necessidade de ações integradas entre os municípios.

 

Entre as principais demandas apresentadas está a criação de um programa regional de educação continuada para profissionais da saúde, além de iniciativas educativas nas escolas, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no cuidado adequado com a doença. 

 

A entidade também propôs estar disponível como um apoio das prefeituras em casos de judicialização envolvendo pedidos de fornecimento de bomba de insulina, oferecendo pareceres técnicos que auxiliem as decisões dos municípios.

 

Outro tema debatido foi a elaboração de um projeto de lei regional para que as sete cidades do Grande ABC adotem um protocolo unificado sobre a disponibilização do sensor medidor de glicose, garantindo critérios técnicos, equidade no acesso e maior segurança jurídica às administrações municipais.

 

Para o secretário-executivo do Consórcio ABC, a reunião reforça a importância da atuação regional no enfrentamento de desafios comuns na área da saúde. 

 

“O Consórcio tem um papel fundamental na articulação entre os municípios. Receber as demandas da ADIABC nos permite avaliar soluções conjuntas, com base técnica e diálogo, para avançarmos em políticas públicas regionais que melhorem a qualidade de vida da população”, destacou.

 

As propostas apresentadas serão analisadas tecnicamente pelo Consórcio ABC e poderão subsidiar a construção de ações integradas entre os municípios, fortalecendo o planejamento regional e a cooperação na área da saúde.


 

109 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.