.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Drenagem - Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2026

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC passa a integrar Grupo de Fiscalização da Billings

Entidade regional avança na gestão hídrica integrada de longo prazo em conjunto com o Governo do Estado


Consórcio ABC passa a integrar Grupo de Fiscalização da Billings

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC passa a integrar oficialmente o Grupo de Fiscalização Integrada da Billings (GFI-Billings), fortalecendo a governança regional sobre um dos principais mananciais da Região Metropolitana de São Paulo. A inclusão como membro efetivo foi apresentada durante reunião realizada nesta terça-feira (24/2), com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), da SP Águas, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

 

Instituído pela Resolução SIMA 30/2021, o GFI-Billings atua no território da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings (APRM-B). Entre suas atribuições estão o monitoramento e fiscalização das áreas de mananciais, a definição de procedimentos integrados de atuação, o planejamento e controle de ações conjuntas, o diagnóstico de áreas críticas e a articulação de instrumentos e medidas para cumprimento das metas ambientais.

 

Com a inclusão do Consórcio ABC como membro efetivo, a entidade regional passa a contribuir diretamente na definição de estratégias e na ampliação do escopo das ações. As reuniões ordinárias do grupo ocorrem mensalmente, com possibilidade de agendas extraordinárias e ações de fiscalização em campo.

 

Participaram do encontro o prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva, além dos diretores de Planejamento e Infraestrutura, Luiz Zacarias, de Desenvolvimento Humano e Econômico, Joel Fonseca.

 

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva, ressaltou que a integração ao GFI-Billings consolida uma agenda estratégica para o território. “Segurança hídrica é uma grande preocupação de todos, principalmente em um cenário de mudança climática. Vamos continuar trabalhando juntos ao discutir os recursos hídricos junto ao Governo do Estado”, pontuou.

 

O prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani, destacou a importância da visão de longo prazo. “Precisamos olhar a longo prazo, com as cidades trabalhando junto com o Estado. É uma parceria que estamos construindo para consolidar rotas ambientais mais sólidas para a região, olhando para o futuro”, afirmou.

 

Licenciamento ambiental e grandes obras

 

Durante a reunião, foi apresentado o fluxo do licenciamento ambiental com Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), detalhando as etapas de Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO), além das vistorias técnicas e programas de mitigação e compensação ambiental.

 

Entre os principais temas debatidos esteve o Sistema de Transferência Billings–Taiaçupeba, empreendimento estratégico para reforço da segurança hídrica no Sistema Integrado Metropolitano (SIM). A SP Águas detalhou o processo de Declaração de Viabilidade de Implantação (DVI) para a transposição de até 4 m³/s do braço Rio Pequeno, na Billings, para a Represa Taiaçupeba, condicionada à obtenção das licenças ambientais e posterior outorga de direito de uso.

 

A SP Águas também explicou que a futura regra operativa da transposição deverá considerar a preservação do volume da Billings, indicadores de segurança hídrica e a resiliência do Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT), evitando operação contínua e garantindo equilíbrio no balanço hídrico. Dados apresentados indicam que a Bacia do Alto Tietê vive cenário de alto estresse hídrico, o que reforça a necessidade de planejamento integrado, diversificação de fontes e fortalecimento da governança regional.

 

Fotos: Divulgação/Consórcio ABC

38 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.