Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 23 °C
Índice UV
7.0
Segu
29/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0

GT Cultura

O Grupo de Trabalho Cultura foi criado por uma demanda do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC. A formalização junto ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC foi concretizada em 2008, em reunião histórica entre representantes do Fórum e Secretários de Cultura e/ou seus representantes das sete cidades da região. 

Os princípios do grupo buscam estabelecer um diálogo permanente entre Poder Público e a comunidade, a fim de propor, fomentar e colocar em prática um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura na região do ABC. Bem como propor ações integradas no caminho da regionalização do segmento cultural.

O GT Cultura enxerga como missão “Refletir, propor, implementar e avaliar políticas e ações regionais integradas em diálogo permanente com a sociedade civil, bem como pensar em formas viáveis de garantias orçamentárias para as ações regionais de cultura".

Ações e Conquistas

2008
– Discussão de projetos concretos pelas administrações públicas das sete cidades 

2009
– Execução de atividades e ações regionais encaminhadas anteriormente a reestruturação pública do Consórcio 

2012
– 12º Congresso de História do Grande ABC

2016
– Atualmente, estão em discussão o Sistema de Informações e Indicadores Culturais do ABC, Plano Regional de Cultura e o Edital Giro Sete Cidades

 

 

Grupo Temático História e Memória

 

Criado em 2012, pelo GT Cultura, o Grupo Temático História e Memória foi estruturado, a princípio, para a organização dos congressos de História do Grande ABC. 

De acordo com o Planejamento Regional Estratégico 2011/2020, duas ações norteiam o Grupo: atuar em prol das políticas de preservação e recuperação do patrimônio cultural e histórico; e, elaborar políticas de divulgação do patrimônio material e imaterial dos sete municípios.

Ações e Conquistas

2012
– Encontro de Arquivos Públicos do Grande ABC, em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo

2015
– I Fórum de Memória e Patrimônio Cultural do Grande ABC

2016
– Comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, com visita da Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH), de Guarulhos, ao Consórcio

 

 

Grupo Temático Arquivos

 

O Grupo Temático Arquivos surgiu após a realização do Encontro Regional de Arquivos Públicos Municipais, em 2012. Durante a organização do 12º Congresso de História do Grande ABC, realizado em 2013, uma das moções apresentadas se referiu à implantação dos Arquivos Públicos Municipais nas sete cidades. Em seguida, o grupo temático História e Memória organizou a Reunião de Gestores de Arquivos Públicos do Grande ABC, buscando esclarecer os assuntos relacionados à promoção das políticas municipais de arquivo, formando o Grupo Temático Arquivos.

Com a preocupação em assegurar o acesso à informação da população por meio da implantação dos Arquivos Públicos Municipais, o grupo buscou orientação no Arquivo Público do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Apoio aos Municípios (CAM/SAESP), para a viabilização dos trabalhos relacionados à Gestão Documental, abrangendo diversas secretarias, órgãos e departamentos, que geram documentação nas administrações municipais. 

Ações e Conquistas

2014
– I Fórum de Arquivos Municipais do Grande ABC, reuniu discussões envolvendo o cumprimento à Lei Federal 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação

2016 
– Arquivo Técnico Regional
– Política Regional de Arquivos

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.