.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Programa criado e mantido pelo Consórcio ABC é referência em acolhimento seguro e sigiloso a mulheres em situação de violência
Iniciativa mantida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC há mais de 20 anos, o Programa Casa Abrigo Regional Grande ABC ganhou destaque nesta quinta-feira (21/8) durante o evento “Agosto Lilás: Educação, Prevenção e Proteção”, realizado na sede do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE SP), no Centro da Capital.
A coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Maria Gracely Batista Marques, a Graça, apresentou a trajetória e os resultados da Casa Abrigo.
O programa, criado em 2003, garante acolhimento seguro e sigiloso a mulheres em situação de violência doméstica e familiar acompanhadas de filhos menores de 18 anos. O serviço - que já realizou 4.316 atendimentos, incluindo mulheres, crianças e adolescentes, - é referência estadual e nacional, oferecendo proteção física, suporte psicossocial, orientação jurídica, além de apoio à reinserção educacional e profissional.
Em sua fala, a coordenadora do Consórcio ABC destacou o caráter humanizado e a importância de interromper o ciclo da violência para promover a reconstrução biopsicossocial das mulheres atendidas.
“O Consórcio ABC reforça seu compromisso permanente com a proteção das mulheres da nossa região. O trabalho realizado pela Casa Abrigo confere à entidade um papel de protagonista em políticas públicas regionais eficazes no enfrentamento da violência contra a mulher”, afirmou Graça.
O encontro integra as ações da campanha Agosto Lilás, criada pela Lei Federal 14.448/2022, com foco na conscientização e no enfrentamento da violência contra a mulher, celebrando os 19 anos da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006), referência internacional na luta pela equidade de gênero e pela proteção à vida das mulheres.
A mesa do evento foi composta em sua totalidade por mulheres, incluindo a presidente do TCE SP, Cristina de Castro Moraes; a cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Almeida Silva Barbosa; a ouvidora das mulheres do TCE SP, Ana Amélia Saad de Oliveira; a procuradora do Estado de São Paulo, Anna Luiza Mortari; a deputada estadual Damaris Moura, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Letícia Formoso Feres; a desembargadora Rosangela Maria Telles; a auditora-substituta de conselheiro Silvia Monteiro; a defensora pública Raquel Peralva Martins de Oliveira; e a ouvidora da Unesp, Claudia Maria de Lima.
A programação teve também a apresentação do Cordel da Lei Maria da Penha pelos jovens do projeto Defensores Mirins do Direito à Cidadania.
O evento contou ainda com a presença da presidente do Conselho Gestor do Programa Casa Abrigo Regional, Claudia Poleti, e das conselheiras Ana Paula Marçal, Maria Aparecida Rosa e Lilian Dias.