.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Pauta da assembleia incluiu participação de representantes do Sesi e da Caixa Econômica Federal
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou, nesta quinta-feira (30/10), uma assembleia extraordinária para tratar de novas parcerias institucionais e discutir avanços em programas regionais nas áreas de segurança, saúde, educação e desenvolvimento.
A reunião contou com a presença do presidente da entidade regional e prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima; do vice-presidente do órgão e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi; do prefeito em exercício de Mauá, João Veríssimo, o Juiz João; do secretário de Planejamento de São Caetano do Sul, Fábio Cruz; e do secretário de Governo de Diadema, Marcos Michels.
A pauta do encontro incluiu a participação de representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) para dialogar sobre o aprofundamento da parceria já existente entre a instituição e o Consórcio ABC. O objetivo é que cada município avalie possibilidades específicas de cooperação nas áreas de educação, cultura, tecnologia e esporte, ampliando as ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento regional.
A assembleia também contou com a presença da Caixa Econômica Federal, que apresentou modelagens de parcerias público-privadas (PPPs) em diferentes setores. A instituição compartilhou experiências e soluções em áreas como iluminação pública, habitação e educação, e os prefeitos definiram como encaminhamento o início de conversas individuais com a Caixa para identificar oportunidades de projetos em cada cidade.
Entre os temas regionais, foi debatido o programa ABC Mais Seguro, que terá uma nova operação em São Bernardo do Campo. Na ocasião, serão entregues drones adquiridos pelo Consórcio ABC para reforçar as ações integradas de segurança pública dos sete municípios.
Também foi discutida a criação de um programa semelhante para a área da saúde. A iniciativa, ainda em fase de elaboração, pretende fortalecer a cooperação entre os municípios, com previsão de ações como compras consorciadas, mapeamento das ofertas e demandas dos serviços de saúde e parcerias com universidades, instituições e os governos estadual e federal.
A pauta da assembleia incluiu ainda o 16º Congresso de História e Estudos Regionais do Grande ABC, que neste ano celebra 35 anos de existência e será realizado de 4 a 7 de novembro, em São Bernardo do Campo.
Além disso, foram discutidos os avanços do Grupo de Trabalho (GT) Divisas), lançado neste mês para tratar de políticas públicas integradas nas fronteiras entre os municípios e a capital paulista.
O presidente do Consórcio ABC destacou a importância da cooperação regional. “Seguimos cumprindo o papel do Consórcio ABC de promover o diálogo e construir soluções conjuntas para os desafios da nossa região. As parcerias que estamos fortalecendo são fundamentais para avançarmos em áreas estratégicas como segurança, saúde, educação e desenvolvimento”, afirmou Marcelo Lima.
Foto: Leonardo Garcia/PMSBC