Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Cultura - Quarta-feira, 14 de Agosto de 2013

Cemaden instala mais um pluviômetro no ABC para monitorar riscos de deslizamentos

Equipamento entregue a Santo André faz parte de projeto que já beneficiou Mauá, São Bernardo do Campo, Diadema e Rio Grande da Serra

Mais um pluviômetro, fruto de parceria do Consórcio Intermunicipal Grande ABC com o Centro de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será instalado nesta quinta-feira (15), no município de Santo André. A instalação ocorrerá após a realização, na sede da entidade (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro), da I Capacitação do Projeto Pluviômetros nas Comunidades, como parte da preparação das equipes técnicas das Prefeituras para prevenção de deslizamentos.

Desde 2012, as Defesas Civis da região recebem alertas do Cemaden em períodos críticos de chuvas. A iniciativa partiu do Consórcio, que inscreveu os municípios do ABC no programa federal, fazendo com que a região fosse incluída no sistema de alertas.

O Projeto Pluviômetros nas Comunidades é uma complementação do programa, visando ampliar a sinergia com os municípios, e foi apresentado ao Consórcio durante a assembleia mensal de prefeitos de junho, com a presença do diretor do Cemaden, Agostinho Ogura. Na ocasião, foi feita a entrega simbólica inicial de 12 equipamentos. A partir daí, algumas cidades já instalaram ou receberam os pluviômetros para áreas de risco, com o acompanhamento do GT Defesa Civil do Consórcio.

Os pluviômetros distribuídos são semiautomáticos, usados para medir a quantidade de chuva, e serão utilizados para introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais entre a população das áreas mais vulneráveis. A instalação de amanhã ocorrerá, às 15h30, no Centro Educacional de Santo André (CESA) da comunidade do Jardim Santo André (Rua dos Dominicanos, 1.250), e será acompanhada por equipe de TV do MCTI e técnicos regionais.

Serviço:

I Capacitação do Projeto Pluviômetros nas Comunidades